Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Otimização virtual de terapia medicamentosa de pacientes com Insuficiência Cardíaca de Fração de Ejeção Reduzida

Otimização virtual de terapia medicamentosa de pacientes com Insuficiência Cardíaca de Fração de Ejeção Reduzida
Academia Médica
mar. 9 - 2 min de leitura
000

Estudo clínico prospectivo avaliou uma nova abordagem para melhorar o uso de terapias medicamentosas em pacientes com Insuficiência Cardíaca de Fração de Ejeção Reduzida (ICFEr). Foi colocada em prática uma equipe de atendimento virtual, auxiliando na orientação de estratégias de tratamento para pacientes de três hospitais de Mass General Brigham, em Massachusetts, nos Estados Unidos. 

Artigo sobre o tema foi publicado no Journal of the American College of Cardiology. A estratégia virtual teve abrangência em 252 consultas hospitalares de pacientes com ICFEr. A equipe de atendimento era composta por um médico centralizado, integrantes da equipe do estudo e um farmacêutico local em cada hospital.

Os profissionais avaliaram casos de pacientes diariamente e forneceram recomendações para melhorar as práticas de terapia médica dirigida com base em diretrizes, evidências de ensaios clínicos randomizados e outras fontes com nível de evidência.

As recomendações dessas diretrizes e fontes incluíram a prescrição de medicamentos como:

  •  Β-bloqueadores

  • Inibidores da ECA

  • Inibidores do receptor de angiotensina

  • Inibidor de neprilisina/receptores de angiotensina 2

  • Bloqueador do Receptor da Angiotensina-Neprilisina 

  • Inibidores do SGLT2.

A equipe de atendimento virtual fez um total de 187 recomendações exclusivas, sendo que na admissão poucos pacientes foram tratados com esquemas multimedicamentosos. Com base nas recomendações, um número significativamente maior de pacientes iniciou um novo tratamento ou recebeu uma dosagem mais adequada de terapia médica dirigida por diretrizes. 

Segundo os pesquisadores, o estudo é piloto, mas pode servir como um modelo de como encontrar e implementar intervenções que trabalhem para melhorar o tratamento e fazer a diferença na vida dos pacientes.

Referência:

Ankeet S. Bhatt et al, Virtual Care Team-Guided Therapeutic Optimization During Hospitalization in Patients with Heart Failure: The IMPLEMENT-HF Study, Journal of the American College of Cardiology (2023). DOI: 10.1016/j.jacc.2023.02.029

Leia também:



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você