Estudo clínico prospectivo avaliou uma nova abordagem para melhorar o uso de terapias medicamentosas em pacientes com Insuficiência Cardíaca de Fração de Ejeção Reduzida (ICFEr). Foi colocada em prática uma equipe de atendimento virtual, auxiliando na orientação de estratégias de tratamento para pacientes de três hospitais de Mass General Brigham, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
Artigo sobre o tema foi publicado no Journal of the American College of Cardiology. A estratégia virtual teve abrangência em 252 consultas hospitalares de pacientes com ICFEr. A equipe de atendimento era composta por um médico centralizado, integrantes da equipe do estudo e um farmacêutico local em cada hospital.
Os profissionais avaliaram casos de pacientes diariamente e forneceram recomendações para melhorar as práticas de terapia médica dirigida com base em diretrizes, evidências de ensaios clínicos randomizados e outras fontes com nível de evidência.
As recomendações dessas diretrizes e fontes incluíram a prescrição de medicamentos como:
Β-bloqueadores
Inibidores da ECA
Inibidores do receptor de angiotensina
Inibidor de neprilisina/receptores de angiotensina 2
Bloqueador do Receptor da Angiotensina-Neprilisina
Inibidores do SGLT2.
A equipe de atendimento virtual fez um total de 187 recomendações exclusivas, sendo que na admissão poucos pacientes foram tratados com esquemas multimedicamentosos. Com base nas recomendações, um número significativamente maior de pacientes iniciou um novo tratamento ou recebeu uma dosagem mais adequada de terapia médica dirigida por diretrizes.
Segundo os pesquisadores, o estudo é piloto, mas pode servir como um modelo de como encontrar e implementar intervenções que trabalhem para melhorar o tratamento e fazer a diferença na vida dos pacientes.
Referência:
Ankeet S. Bhatt et al, Virtual Care Team-Guided Therapeutic Optimization During Hospitalization in Patients with Heart Failure: The IMPLEMENT-HF Study, Journal of the American College of Cardiology (2023). DOI: 10.1016/j.jacc.2023.02.029
Leia também:
- Estudo propõe mudança de cultura em relação ao uso de cannabis e elegibilidade a transplante de coração
- Vacina contra gripe reduz risco de pneumonia e problemas cardiovasculares em pacientes com insuficiência cardíaca
- Congresso da ESC: estudo mostra que pacientes com insuficiência cardíaca se beneficiam da dapagliflozina independente da fração de ejeção
- Menopausa precoce associada a aumento no risco de problemas cardíacos
- Pacientes com insuficiência cardíaca e não vacinados contra a COVID-19 tem mais chance de morrer da infecção