Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pacientes pré-diabéticos têm mais chances de desenvolver COVID-19 grave

Pacientes pré-diabéticos têm mais chances de desenvolver COVID-19 grave
Academia Médica
ago. 11 - 2 min de leitura
000

Pessoas com pré-diabetes mellitus têm mais chances de desenvolver a Covid-19 de forma grave, segundo pesquisadores da Fiocruz Bahia. Um estudo desenvolvido pela entidade - publicado no último dia 8 de julho na revista Frontiers in Endocrinology - analisa biomarcadores sanguíneos para entender as causas do problema.

Durante o trabalho - liderado pelas pesquisadoras Natália Machado e Viviane Boaventura - foi percebida uma associação entre os níveis da citocina interleucina-6 (IL-6) e o desenvolvimento de casos graves da doença.

“A pesquisa comparou os biomarcadores sanguíneos de pacientes com pré-diabetes e pacientes sem pré-diabetes durante a fase mais grave da infecção e três meses após a hospitalização. Foi notado que pacientes pré-diabéticos necessitaram de maior tempo de hospitalização, com uma média de 15 dias comparada a média de 8 dias dos pacientes sem pré-diabetes. Indivíduos pré-diabéticos que requeriram cuidados intensivos chegaram a 78% dos casos, em comparação com 56% dos pacientes sem pré-diabetes que necessitaram dos mesmos cuidados. Além disso, pré-diabéticos também apresentaram maior grau de lesão pulmonar”, informa a Fiocruz.

Segundo a entidade, foi encontrada relação entre os casos mais graves e os níveis de IL-6. O fator, associado com a redução da oxigenação no sangue, achava-se elevado em 63% dos quadros de pré-diabetes, mas não haviam grandes alterações em outros biomarcadores, como o TNF – Alfa e o Leucotrieno B4. Através desta observação, os pesquisadores entenderam que altos níveis de IL-6 podem ser um fator relevante para o agravamento da COVID-19.

Através de avaliação do nível de qualidade de vida e da presença de possíveis sintomas residuais, também foi investigado os impactos da doença em pessoas pré-diabéticas após três meses depois da fase aguda da doença. No período, não foram constatadas diferenças significativas nos parâmetros laboratoriais nem grandes sequelas.

Leia também: 

Testes mostram que algumas pessoas podem transmitir a COVID-19 por mais de 5 dias após infecção 

Disfunção erétil, perda de cabelo, corrimento vaginal... Pesquisa aponta dezenas de sintomas da COVID longa

Isso não é o que fazemos, mas fazemos pelas pessoas. Um relato! 

Coinfecção com influenza A pode suprimir a replicação no SARS-CoV-2, sugere estudo 

A inteligência artificial e dispositivos wearables podem ser usados ​​para detectar COVID-19 pré-sintomática 

A influência do oxímetro de pulso no atendimento de COVID-19 grave em pacientes com tom de pele mais escuro


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você