Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pesquisa acadêmica: 4 bases de busca para te ajudar nesta missão!

Pesquisa acadêmica: 4 bases de busca para te ajudar nesta missão!
Academia Médica
abr. 14 - 3 min de leitura
010

Fazer pesquisa acadêmica não é simples. Não importa se você é acadêmico da graduação, da especialização, da iniciação científica ou de algum programa de pós-graduação: é essencial prezar pela credibilidade, atenção e rigor nos processos rigorosos para que seu trabalho seja validado. E, uma boa pesquisa começa com a escolha de bases de busca confiáveis e que garantem o acesso a referências de qualidade.

Precisa "descascar esse abacaxi" e não sabe por onde começar? Respira, relaxa. Toma uma água e seja feliz com este texto que a equipe da Academia Médica preparou para te ajudar nesta tarefa!

1.Portal de Periódicos da CAPES

Com milhares de artigos publicados em revistas brasileiras e periódicos internacionais, o Portal de Periódicos da CAPES  disponibiliza teses e dissertações produzidas nos espaços de pesquisa e extensão das instituições federais. 

Para ter acesso às referências, o estudante precisa certificar-se que sua instituição de ensino tem convênio com a CAPES, já que é necessário ter login e senha do CAFe (Comunidade Acadêmica Federada).

Não é o seu caso? Não desanime, afinal a CAPES também tem uma biblioteca repleta de produções científicas de alta qualidade disponíveis para acesso gratuito. Trata-se do Catálogo de Teses e Dissertações.

2. MEDLINE 

Com foco na área de saúde, o MEDLINE é uma base de dados que disponibiliza produções de alto impacto  e concentra o acervo da US National Library of Medicine’s (NLM), reunindo trabalhos científicos publicados nos EUA e outros 70 países. Vale destacar que é uma das principais bases de dados que alimenta a ferramenta  PubMed.

3. REDALYC

Com o objetivo de democratizar o acesso a produções científicas de forma gratuita, o Redalyc é uma excelente opção para quem busca revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. 

Especialmente para acadêmicos de medicina e profissionais de saúde, o sistema tem uma coleção de conhecimentos científicos sobre epidemia e COVID-19. Vale a pena experimentar.

4. ARCA

O Repositório Institucional da Fiocruz (ARCA) é referência para pesquisadores da área de saúde. Na prática, essa base de dados disponibiliza produções científicas (teses, dissertações, artigos e muito mais) a partir da sistematização de todas as unidades ligadas à Fundação Oswaldo Cruz no país.

Para facilitar a busca de acordo com interesses, o ARCA tem algumas opções interessantes. O filtro de Comunidades e Coleções, por exemplo, permite que o estudante escolha qual unidade da fundação está mais relacionada ao seu tema de pesquisa. Para quem estuda COVID-19, há um filtro sobre o tema e os PREPRINTS também estão organizados deste modo.

Se você chegou até aqui, esperamos que este artigo seja útil  na sua jornada de pesquisa acadêmica. 

Sentiu falta de alguma base de busca ou tem alguma contribuição sobre o tema? Deixe seu comentário e compartilhe com a Comunidade!


Artigos relacionados

• O que é uma revisão integrativa? Como fazer?

Como planejar seu TCC / Dissertação

• Iniciação Científica na Graduação: Panorama e Aspectos Práticos da Pesquisa Básica no Curso de Medicina


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade com mais mais de 140 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você