[ editar artigo]

Pesquisadores mapeiam variantes genéticas que influenciam na probabilidade de indicação cirúrgica para varizes

Pesquisadores mapeiam variantes genéticas que influenciam na probabilidade de indicação cirúrgica para varizes

Pesquisadores de Oxford publicaram na Nature um estudo que estabeleceu, pela primeira vez,  uma pontuação de risco genético para prever a probabilidade de pacientes que sofrem de varizes necessitarem de cirurgia e apontou um caminho para possíveis novas terapias contra varizes.

Os autores usaram 401.656 pacientes do estudo UK Biobank ID e outros 408.969 do 23andMe é uma empresa privada que fornece testes genômicos e identificaram identificaram 49 variantes genéticas em 46 áreas do genoma que aumentam o risco de varizes. Eles destacaram caminhos, incluindo problemas com os tecidos conjuntivos do corpo e o sistema imunológico como atores-chave na patologia das veias varicosas.

O estudo foi interdisciplinar e incluiu pesquisadores de vários departamentos da universidade, como: o de ortopedia, reumatologia, de cirurgia e o de mulher e saúde reprodutiva. 

Consoante os cientistas, ter o apoio de cirurgiões para a identificação de casos graves de varizes foi fundamental para a seleção dos pacientes e progresso da pesquisa. 

Além disso, para os pesquisadores, essa descoberta aprimora o conhecimento sobre a biologia e etiologia das varizes e será a base de mais pesquisas e potencialmente novos tratamentos.

Artigos relacionados 

Dicas para não errar no diagnóstico para dores nas pernas

Cilostazol na Doença Arterial Obstrutiva Periférica

Testes Genéticos baratos e sem o pedido do médico - Eles já existem!

Referência

Waheed-Ul-Rahman Ahmed et al, Genome-wide association analysis and replication in 810,625 individuals with varicose veins, Nature Communications (2022). DOI: 10.1038/s41467-022-30765-y

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você