Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pesquisadores mapeiam variantes genéticas que influenciam na probabilidade de indicação cirúrgica para varizes

Pesquisadores mapeiam variantes genéticas que influenciam na probabilidade de indicação cirúrgica para varizes
Academia Médica
jun. 22 - 2 min de leitura
000

Pesquisadores de Oxford publicaram na Nature um estudo que estabeleceu, pela primeira vez,  uma pontuação de risco genético para prever a probabilidade de pacientes que sofrem de varizes necessitarem de cirurgia e apontou um caminho para possíveis novas terapias contra varizes.

Os autores usaram 401.656 pacientes do estudo UK Biobank ID e outros 408.969 do 23andMe é uma empresa privada que fornece testes genômicos e identificaram identificaram 49 variantes genéticas em 46 áreas do genoma que aumentam o risco de varizes. Eles destacaram caminhos, incluindo problemas com os tecidos conjuntivos do corpo e o sistema imunológico como atores-chave na patologia das veias varicosas.

O estudo foi interdisciplinar e incluiu pesquisadores de vários departamentos da universidade, como: o de ortopedia, reumatologia, de cirurgia e o de mulher e saúde reprodutiva. 

Consoante os cientistas, ter o apoio de cirurgiões para a identificação de casos graves de varizes foi fundamental para a seleção dos pacientes e progresso da pesquisa. 

Além disso, para os pesquisadores, essa descoberta aprimora o conhecimento sobre a biologia e etiologia das varizes e será a base de mais pesquisas e potencialmente novos tratamentos.



Gostaria de explorar ainda mais o universo da medicina de precisão? Quer mergulhar fundo nos conceitos que estão revolucionando o atendimento ao paciente? O nosso eBook "Desvendando a Medicina de Precisão: Conceitos Fundamentais para Médicos Especialistas" é o guia que você precisa.

Este eBook foi especialmente criado para médicos especialistas que estão iniciando sua jornada na medicina de precisão ou para aqueles que desejam ampliar seu conhecimento na área. De uma maneira simples e didática, explicamos o papel da genética na medicina, como os testes genéticos podem ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças, e muito mais.

Por que ficar de fora da revolução da medicina de precisão? Clique no botão abaixo para baixar o eBook gratuitamente e começar a desvendar o fascinante mundo da medicina de precisão.



Artigos relacionados 


Referência

Waheed-Ul-Rahman Ahmed et al, Genome-wide association analysis and replication in 810,625 individuals with varicose veins, Nature Communications (2022). DOI: 10.1038/s41467-022-30765-y




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você