Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sociedade Brasileira de Genética se posiciona sobre o termo "modulação epigenética"

Sociedade Brasileira de Genética se  posiciona sobre o termo "modulação epigenética"
Academia Médica
mar. 7 - 4 min de leitura
010

 

A Sociedade Brasileira de Genética (SBG) publicou, em 04 de março de 2022, uma Nota de Esclarecimento sobre matéria da imprensa com alegações de influenciadores digitais sobre uma dieta capaz de realizar “modulação epigenética” exibidas por uma emissora de televisão aberta:

“Eu fiz modulação epigenética antes de engravidar. Muita gente não sabe o que é, então vou fazer uma explicação leve. É quando você e seu marido mudam a alimentação antes da gravidez para zerar a genética de doenças” ... “Câncer, diabetes… qualquer doença genética vem zerada. Aí o seu filho nasce sem nenhum gene ruim de doenças. ... São seis meses com essa alimentação. É muito maravilhoso”.

 

A organização esclarece que dietas saudáveis são recomendadas para obter uma melhor qualidade de vida, como atestam várias pesquisas científicas, mas, infelizmente, não são capazes de eliminar quaisquer genes deletérios (danosos) à saúde dos descendentes, como sugerido na reportagem.

Adicionalmente, a sociedade ressalta que a epigenética é uma área da genética que envolve o entendimento dos mecanismos e estímulos envolvidos na modulação da expressão dos genes, e representa uma área na qual ainda há muitas questões a esclarecer. A epigenética estuda mudanças fenotípicas que não são causadas por alterações na sequência de DNA que se perpetuam nas divisões celulares (as chamadas mutações). Desta forma. sabe-se que diversos mecanismos, tais como metilação e acetilação de histonas, não modificam a sequência de bases nitrogenadas do genoma, mas, sim, têm a capacidade de fazer com que determinada região do DNA seja mais expresso ou não.

A entidade reitera que qualquer nova proposta de tratamento ou terapia precisa ser testada com abordagens metodológicas científicas, tratamento estatístico e revisão por pares. A veiculação desse tipo de matéria, sem consulta a especialistas, é um desserviço à população que muitas vezes acredita em tais afirmações, deixando de procurar atendimento em serviços médicos e de aconselhamento genético para um planejamento familiar seguro e embasado em critérios científicos confiáveis, diz a organização, que ainda pede ampla divulgação da presente mensagem.

"Estamos ainda longe de controlar a maquinaria da regulação da expressão de nossos próprios genes ou dos nossos descendentes", conclui a nota.


Gostaria de explorar ainda mais o universo da medicina de precisão? Quer mergulhar fundo nos conceitos que estão revolucionando o atendimento ao paciente? O nosso eBook "Desvendando a Medicina de Precisão: Conceitos Fundamentais para Médicos Especialistas" é o guia que você precisa.

Este eBook foi especialmente criado para médicos especialistas que estão iniciando sua jornada na medicina de precisão ou para aqueles que desejam ampliar seu conhecimento na área. De uma maneira simples e didática, explicamos o papel da genética na medicina, como os testes genéticos podem ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças, e muito mais.

Por que ficar de fora da revolução da medicina de precisão? Clique no botão abaixo para baixar o eBook gratuitamente e começar a desvendar o fascinante mundo da medicina de precisão.


Artigos relacionados


Referência

1.Nota de Esclarecimento - Modulação Epigenética. Sociedade Brasileira de Genética, 04 de março de 2022. Disponível em https://sbg.org.br/admin/files/newfile/file_cbxQKx1qm1ul.pdf





Denunciar publicação
    010

    Indicados para você