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Práticas de marketing e autorregulação na indústria farmacêutica

Práticas de marketing e autorregulação na indústria farmacêutica
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set. 19 - 2 min de leitura
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Uma recente análise publicada no British Medical Journal (BMJ) em 19 de setembro de 2023, destaca um ponto crítico da indústria farmacêutica: o sistema de autorregulação. Segundo os pesquisadores Dr. Piotr Ozieranski, da Universidade de Bath, Reino Unido e Dr. Shai Mulinari, da Universidade de Lund, Suécia, esse modelo pode estar comprometendo a segurança e saúde dos pacientes.

O estudo analisou as práticas de marketing adotadas por fabricantes de medicamentos, revelando uma necessidade de fiscalização mais acentuada. Segundo os autores, uma regulamentação mais rigorosa poderia resultar em uma maior segurança para os pacientes, melhor utilização dos recursos públicos e restauração da confiança nos sistemas de saúde.

Em um panorama mais amplo, muitos países, entre eles grande parte da Europa, Japão, Canadá e Austrália, têm suas práticas de marketing farmacêutico amplamente baseadas na autorregulação. A Associação da Indústria Farmacêutica Britânica (ABPI), por exemplo, possui um dos códigos de conduta mais renomados do setor.

No entanto, recentes violações desse código trouxeram à tona as falhas desse sistema. Em 2023, a farmacêutica Novo Nordisk foi suspensa da ABPI por práticas antiéticas relacionadas ao medicamento anti-obesidade Saxenda. Essa não foi a única ocasião, a empresa japonesa Astellas também enfrentou suspensão em 2016 por promover uso inadequado de um medicamento para câncer de próstata.

Diante de tais incidentes, os pesquisadores sugerem que os profissionais de saúde devem agir com prudência e discernimento com empresas que demonstram práticas de marketing duvidosas. Eles também salientam a necessidade de transparência nas ações tomadas contra empresas infratoras, visando restaurar a confiança do público.

Por fim, incentivam profissionais da saúde, instituições acadêmicas e organizações médicas a pressionarem por políticas assertivas. Ressaltam, ainda, a importância de treinamentos direcionados para que profissionais de saúde identifiquem e reajam a práticas de marketing questionáveis.


Para acessar o estudo, disponibilizamos aqui o link de acesso!


Leia também:


Referência:

University of Bath. (2023, September 19). Self-regulation of pharma industry marketing is unsustainable and failing patients, according to new analysis. Medical Xpress. https://medicalxpress.com/news/2023-09-self-regulation-pharma-industry-unsustainable-patients.html


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