Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Prevenção do Câncer de Colo do Útero — um guia prático para profissionais da saúde

Prevenção do Câncer de Colo do Útero — um guia prático para profissionais da saúde
Academia Médica
abr. 22 - 4 min de leitura
000

Visando capacitar médicos e profissionais que trabalham na Atenção Básica de Saúde — como enfermeiros, técnicos e agentes comunitários, a  Fundação do Câncer elaborou um  Guia Prático Prevenção do Câncer de Colo do Útero.

Além de aumentar a adesão às recomendações para a vacinação contra o HPV (e consequentemente, a cobertura vacinal) e fornecer orientações sobre o Câncer de colo do útero, a expectativa da função é melhorar o rastreamento da doença.

O guia contém informações e orientações como:

  •  Público-alvo da vacinação;
  • Quantidade de doses que são necessárias e os intervalos entre elas; 
  • Informações gerais sobre efetividade e segurança do imunizante;
  • Orientações práticas para que os profissionais consigam avaliar se crianças e adolescentes estão vacinadas contra o HPV, mesmo quando vão a consultas por outro motivo.

 Para ter acesso ao guia, clique aqui.

Cobertura vacinal

A vacinação contra o HPV começou em 2014,  destinada primeiro às meninas. Desde então, a primeira dose da vacina para meninas entre 9 e 14 anos alcançou 83% de cobertura, enquanto na segunda dose caiu para 57%.

Mais tarde, em 2017, a vacinação foi ampliada para os meninos na faixa etária de 11 a 14 anos. Até hoje, apenas 58% tomaram a primeira dose e apenas 36% a segunda.

Segundo a médica Flávia Miranda Corrêa, doutora em saúde coletiva, consultora da Fundação do Câncer e responsável pela pesquisa que se desmembrou no guia, a baixa cobertura vacinal entre a população masculina infantojuvenil deve-se a desinformação sobre os benefícios da vacina para os homens no combate de outros tipos de câncer, como boca, faringe e ânus.

Além disso, combater as fake news de que a vacina contra o HPV estimula a iniciação sexual precoce contribuirá para o aumento da adesão vacinal desse público. 

Equívocos médicos no rastreamento do Câncer de colo de útero

De acordo com o estudo da Dra. Flávia Miranda, 75% dos profissionais de saúde iniciavam o rastreamento de câncer de colo do útero em mulheres mais novas do que 25 anos, ou seja, fora da faixa preconizada — dos 25 até os 64 anos — gerando desperdício de recursos humanos e insumos.

Além disso, 93% rastreavam com periodicidade anual sendo que a recomendação é a cada três anos, após dois exames anuais sem anormalidade.

Conforme a cientista,  o rastreamento do câncer de colo de útero em idade menor que 25 anos pode ser mais prejudicial do que benéfico, visto que abaixo dessa idade há o pico de prevalência de infecção por HPV. Logo, a maioria das alterações está relacionada a infecção, porém regridem espontaneamente em mais de 95% dos casos.

Flávia também relatou que, no Brasil, os médicos coletam o preventivo de maneira equivocada, quando a adolescente inicia a atividade sexual ou quando há suspeita de infecção vaginal ou corrimento. Ao contrário dessa prática, o Papanicolau é para detecção de lesão precursora do câncer de colo do útero.

Sobre o perfil epidemiológico em relação ao conhecimento e práticas errôneas referentes à vacinação contra o HPV e ao rastreamento do câncer de colo do útero, o estudo concluiu que esses aspectos são mais insuficientes em pessoas com baixa renda, menor escolaridade, cor da pele parda ou negra, residência em áreas urbanas pobres e rurais, evidenciando a necessidade do guia para a promoção de educação em saúde e redução da mortalidade de uma doença que tem prevenção, como o câncer de colo de útero.

Artigos relacionados

A vacinação contra o HPV reduziu em 87% as taxas de câncer cervical na Inglaterra

Doenças autoimunes podem estar associadas a maior risco de câncer, revela estudo

Em breve, matar células cancerígenas sem matar as células saudáveis será possível

Referência

1. AGÊNCIA BRASIL. Guia orienta profissionais de saúde sobre prevenção do câncer uterino. Disponível em  https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/guia-orienta-profissionais-de-saude-sobre-prevencao-do-cancer-uterino. Acesso em 20 de abril de 2022.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você