Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Doenças autoimunes podem estar associadas a maior risco de câncer, revela estudo

Doenças autoimunes podem estar associadas a maior risco de câncer, revela estudo
Academia Médica
abr. 11 - 4 min de leitura
000

 

A incidência e a mortalidade por câncer têm despertado atenção crítica no manejo a longo prazo de pacientes com doenças autoimunes (DAIs). Para investigar essa associação, pesquisadores chineses realizaram um estudo retrospectivo populacional em larga escala, com uma corte de 8.120 pacientes que haviam sido diagnosticados com doença autoimune entre janeiro de 2006 e abril de 2015.

Todos os pacientes foram acompanhados em um longo período pelos pesquisadores e um dos critérios para a seleção da coorte considerou pessoas que sofrem com as cinco principais doenças autoimunes na China: lúpus eritematoso sistêmico (LES), artrite reumatoide (AR), síndrome de Sjögren (SS), esclerodermia sistêmica (ES) e miosite inflamatória idiopática (MII). Foi observado que 430 participantes da pesquisa desenvolveram câncer.

Fatores de influência do desenvolvimento de câncer

De acordo com os pesquisadores, cada doença autoimune observada tem características distintas relacionadas ao câncer. Consequentemente,  os mecanismos que contribuem para o aumento do risco de câncer diferem em cada doença. 

A razão de incidência padronizada (SIR) de câncer em pacientes com doenças autoimunes (em comparação com a população geral) foi de 3,37. A seguir, uma lista com a probabilidade de diagnóstico (já considerando a classificação do tipo de câncer), a partir da análise de cada uma das cinco doenças selecionadas na pesquisa:

  • Miosite inflamatória idiopática: 4,31 (maior risco de câncer de ovário);
  • Artrite reumatoide: 3,99 (ampla distribuição de linfoma não Hodgkin e outros cânceres: ginecológico, trato urinárioglândula tireoidepulmão);
  • Esclerose sistêmica: 3,77 (aumento do risco de câncer de colo do útero, pulmão e mama);
  • Síndrome de Sjögren: 2,88 (linfoma não Hodgkin);
  • Lúpus eritematoso sistêmico: 2,58 (maior ocorrência de neoplasias hematológicas, tumores sólidos na bexiga, corpo uterino e colo do útero).

Perfil de pacientes mais impactados

A pesquisa apontou que  diagnóstico de câncer em pacientes com doenças autoimunes ficou mais evidente no caso das mulheres mais novas (mulheres vs. homens: 3,59 vs. 2,77) e pacientes mais jovens (idade <50 vs. ≥50 anos: 4,88 vs. 3,04).

Estudos anteriores

Esta não é a primeira pesquisa que mostra a influência das doenças autoimunes no desenvolvimento de câncer.  Estudos anteriores relataram que a incidência de neoplasias hematológicas, especialmente linfoma não Hodgkin (LNH), foi aumentada em pacientes com síndrome de Sjögren (SS) e lúpus eritematoso sistêmico (LES).

Além disso, outras doenças autoimunes como  miosite inflamatória idiopática (MII) e esclerodermia sistêmica (ES),  são conhecidas por aumentar o risco de câncer.  

Alterações genéticas nos genes do fator 1 intermediário da transcrição (TIF1) estão envolvidas na patogênese da miosite associada ao câncer. No entanto, se o risco geral de câncer aumenta em pacientes com artrite reumatóide (AR) permanece discutível. Outros fatores potenciais que podem causar câncer em pacientes com doenças autoimunes são:

•Inflamação crônica;

• Resposta imune ativa cruzada que estimula neoantígenos tumorais;

 • Alterações genéticas;

  •Uso de imunossupressores.

Outro ponto interessante é o fato de que tratamentos como metotrexato e antagonistas do fator de necrose tumoral-α demonstraram ter um impacto nos riscos de câncer. Portanto, a associação entre câncer e doenças autoimunes é clinicamente complicada e o manejo adequado desses pacientes continua sendo um desafio para os reumatologistas.

Por fim, os cientistas concluíram que é importante considerar o aumento do risco de câncer no manejo a longo prazo de pacientes com doenças autoimunes. Os cientistas também enfatizaram que é necessário aumentar a conscientização e o desenvolvimento de estratégias individualizadas de rastreamento de câncer para estes pacientes.

 

Artigos relacionados

Referência

  1. ZHOU, Ziyue et al. The five major autoimmune diseases increase the risk of cancer: epidemiological data from a large‐scale cohort study in China. Cancer Communications, 2022.Mar 31. Doi: 10.1002/cac2.12283. Epub ahead of print. PMID: 35357093. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cac2.12283. Acesso em 11 de março de 2022.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você