[ editar artigo]

Leite em pó desnatado enriquecido realmente ajuda no controle da gota crônica?

Leite em pó desnatado enriquecido realmente ajuda no controle da gota crônica?

Os suplementos dietéticos são constituídos por preparações que contém vitaminas, minerais essenciais e probióticos. Alguns estudos já avaliaram seus benefícios e efeitos adversos na gota crônica, que está presente em pessoas que têm crises de dor nas articulações, com rubor e inchaços, geralmente no dedão do pé. Algumas pessoas desenvolvem um grande acúmulo de cristais logo abaixo da pele, conhecido como tofos gotosos.

Mas afinal, existe benefício no uso de leite em pó desnatado enriquecido?

Quanto as crises de gota:

Pessoas que beberam leite em pó desnatado enriquecido por três meses tiveram 0,21 menos ataques de gota por mês (de 0,76 a menos para 0,34 a mais), ou 2,5 menos ataques de gota por ano:

  • Pessoas que beberam leite em pó desnatado enriquecido tiveram 0,49 ataques de gota por mês (ou seis ataques de gota por ano).
  • Pessoas que beberam leite em pó desnatado padrão ou lactose tiveram 0,70 ataques de gota por mês (ou oito ataques de gota por ano).

Número de eventos adversos

Pessoas que beberam leite em pó desnatado enriquecido por três meses tiveram menos eventos adversos (1% menos eventos adversos)

  • 47 em cada 100 pessoas que beberam leite em pó desnatado enriquecido tiveram um evento adverso.
  • 48 em cada 100 pessoas que beberam leite em pó desnatado padrão ou lactose tiveram um evento adverso.

E a Vitamina C, realmente ajuda?

Níveis séricos de ácido úrico

- Pessoas que tomaram vitamina C mostraram uma redução nos níveis de ácido úrico sérico de 0,014 mmol / L após oito semanas (ou redução de 2,8%). Já as pessoas que utilizaram a terapia medicamentosa com alopurinol mostraram uma redução nos níveis séricos de ácido úrico de 0,118 mmol / L após oito semanas (ou redução de 23,6%). Em relação à efeitos colaterais, não houve relatos de efeitos colaterais ou retiradas devido a efeitos colaterais em nenhum dos grupos de tratamento.

De maneira geral a qualidade da evidência científica apresentada nos estudos de um modo geral não são boas. E embora os suplementos dietéticos possam ser amplamente usados para a gota, o estudo não encontrou nenhum produto de alta qualidade que apoiasse ou refutasse o uso de leite em pó desnatado enriquecido com glicomacropeptídeo ou vitamina C para adultos com gota crônica.

Artigos relacionados


Quer escrever? Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1. Andrés M, Sivera F, Buchbinder R, Pardo Pardo J, Carmona L. Dietary supplements for chronic gout. Cochrane Database of Systematic Reviews [Internet]. 2021 Nov 12 [cited 2021 Nov 18];2021(11). Available from: https://www.cochrane.org/CD010156/MUSKEL_dietary-supplements-chronic-gout ‌


Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você