Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Senado aprova redução de idade para laqueadura, permite procedimento no parto e retira autorização de cônjuge

Senado aprova redução de idade para laqueadura, permite procedimento no parto e retira autorização de cônjuge
Academia Médica
ago. 11 - 2 min de leitura
000

O Senado acaba de aprovar um projeto de lei, número 1.941/2022, que reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para realização de laqueadura no Brasil. O texto, que agora deve seguir para sanção presidencial, também permite a laqueadura da mulher durante o parto.  Isso pode representar menos riscos à paciente e redução de custos com internação e ocupação de leito. 

“Reconhecemos que facilitar o acesso da população aos métodos contraceptivos é uma forma de garantir os direitos à vida, à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, ao trabalho e à educação”, disse a relatora do projeto, senadora Nilda Gondim (MDB-PB).

Outro ponto de destaque é que projeto de lei retira a obrigatoriedade do consentimento expresso do cônjuge para realização da esterilização voluntária, revogando uma lei de 1996.

“A história das mulheres no Brasil tem evoluído. Há um tempo, a mulher precisava de autorização do marido para votar, ser votada, para abrir uma empresa, para ir à universidade. E hoje precisa da autorização para fazer uma laqueadura. É inimaginável que, em pleno século 21, ainda tenhamos uma legislação dessa natureza. Isso [o projeto aprovado] é um avanço para as mulheres do Brasil”, afirmou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que presidiu a sessão.

De acordo com o Ministério da Saúde, a laqueadura deve ser oferecida em qualquer unidade que atenda ginecologia, obstetrícia ou maternidade. As mulheres devem receber informações sobre riscos, efeitos colaterais e esclarecimentos sobre outros métodos contraceptivos eficazes e reversíveis. 

Com informações de Agência Brasil. 

Leia também:

Precisamos falar sobre aborto 

Uso de anticoncepcionais orais reduz o risco de câncer de ovário em pacientes com mutação BRCA1

Menopausa precoce associada a aumento no risco de problemas cardíacos 

Brasil teve 36 mil gestações por reprodução assistida em 2020 e 2021. Confira os dados do SisEmbrio 

Novos estudos fornecem dados tranquilizadores sobre mudanças menstruais após vacinação contra a COVID-19 

Violência Obstétrica: como identificar e denunciar 

Ondasentrona não aumenta o risco de resultados adversos na gravidez

 


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você