Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Suplementação de B12 e ácido fólico pode retardar o processo de formação de NASH

Suplementação de B12 e ácido fólico pode retardar o processo de formação de NASH
Academia Médica
ago. 9 - 2 min de leitura
000

Publicado em Journal of Hepatology, cientistas da Duke-NUS Medical School, em Cingapura, descobriram que, nos modelos pré-clínicos, suplementação dietética de vitamina B12 e de ácido fólico é capaz de retardar o processo de formação de esteato-hepatite não alcoólica(NASH). 

Consoante Madhulika Tripathi, pesquisadora sênior e primeira autora do estudo, a progressão de deposição de gordura no fígado para NASH causa disfunção hepática, cirrose e aumenta o risco de câncer de fígado.

No estudo, os pesquisadores constataram que a suplementação vitamina B12 e ácido fólico aumentou os níveis de proteína sintaxina 17(Stx17) no fígado e restaurou seu papel na autofagia, retardando a progressão da NASH e revertendo a inflamação e a fibrose do fígado.

Essa proteína foi identificada no estudo e é envolvida na fusão autofagossomo/lisossomo, como homocisteinilada, ubiquitinada e regulada negativamente em NASH. Com o uso da suplementação, os cientistas notaram que ela atuou positivamente na NASH. 

Em relação a homocisteína, os pesquisadores descobriram que à medida que os níveis de homocisteína aumentavam no fígado, o aminoácido se ligava a várias proteínas hepáticas, alterando sua estrutura e impedindo seu funcionamento. Particularmente, quando a homocisteína se ligava a proteína Stx17 ela bloqueava a proteína de realizar seu papel de transporte e digestão de gordura,  no metabolismo de ácidos graxos, renovação mitocondrial e prevenção da inflamação. 

Para determinar se a homocisteína estava associada à NASH, os pesquisadores examinaram a homocisteína sérica e a esteatose hepática, inflamação e fibrose em um modelo de camundongo dietético de NASH progressiva.

Os pesquisadores explicam que a hiper-homocisteinemia é um distúrbio metabólico principalmente devido à remoção inadequada e/ou acúmulo de homocisteína, mais comumente decorrente da baixa ingestão dietética de folato ou vitamina B12 (B12), ou mutações nos genes MTHFR e CBS.

Artigos relacionados 

Pesquisadores identificam novas vias responsáveis ​​pelo câncer de fígado

Medicina com humor - Uma calcinha para os ligamentos do fígado

Pesquisadores desenvolvem tratamento que pode eliminar transplante em caso de doença hepática rara

Referência

Madhulika Tripathi et al, Vitamin B12 and folate decrease inflammation and fibrosis in NASH by preventing Syntaxin 17 homocysteinylation, Journal of Hepatology (2022). DOI: 10.1016/j.jhep.2022.06.033


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você