[ editar artigo]

Nova variante: Deltacron, é monitorada pela OMS

Nova variante: Deltacron, é monitorada pela OMS

Em coletiva  à imprensa, a diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, confirmou na quarta-feira (9) que há uma nova variante do coronavírus: a Deltacron. Como o nome sugere, essa mutação é fruto da combinação  genética das variantes Ômicron e Delta.

A evidência do vírus recombinante foi confirmada pelo Instituto Pasteur, na França. Os cientistas fizeram o sequenciamento genético e enviaram para o GISAID, um banco de dados internacional que conta com todas as sequências genéticas do coronavírus.

Segundo Maria Van Kerhove, a OMS confirmou que a variante já está circulando em três países da Europa: França, Holanda e Dinamarca e que isso já era esperado considerando “a intensa circulação das variantes”.

Leia também: Sublinhagem BA.2 da Ômicron é preocupante, alerta OMS

A situação está sendo monitorada e, por enquanto, não há identificação de infecção severa pela nova variante, mas pesquisas seguem em andamento.

Fim da pandemia?

Para o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, a pandemia está longe do fim. Nas palavras dele:

“A pandemia está longe de acabar. E ela não vai acabar em nenhum lugar até que ela acabe em todos os lugares”.

Adhanom ainda lembrou que o mês de janeiro de 2022 foi marcado pela explosão dos casos da variante Ômicron, além dos casos de fluorona.

Na contramão das recomendações sanitárias oficiais, nesta semana, vários Estados brasileiros anunciaram medidas de relaxamento, como o fim da obrigatoriedade de máscaras. 

Em São Paulo,  o governador João Doria anunciou que as pessoas não precisam mais usar o acessório de proteção em ambientes abertos. No Distrito Federal, a obrigatoriedade foi extinta com a publicação no Diário Oficial da União. No Paraná, o governo do Estado pretende acabar com o uso das máscaras em ambientes abertos até a segunda quinzena de março e no Rio de Janeiro, a suspensão do uso foi anunciada no último dia 8 de março pelo prefeito Eduardo Paes.

Artigos relacionados

 COVID-19 reduz cérebro no giro parahipocampal — área que afeta memória, além do córtex olfativo primário

Por que os casos de COVID-19 em todo o mundo caíram, mas o de mortes segue subindo?

Referências

  1. AGÊNCIA BRASIL. OMS monitora nova variante que combina Ômicron e Delta. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/oms-monitora-nova-variante-que-combina-omicron-e-delta
  2. AGÊNCIA BRASIL. Em SP, governo retira obrigatoriedade de máscara em ambientes abertos. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-03/em-sp-governo-retira-obrigatoriedade-de-mascara-em-ambientes-abertos
  3. AGÊNCIA BRASIL.  Distrito Federal acaba com obrigatoriedade de máscaras. Disponível em:https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/distrito-federal-acaba-com-obrigatoriedade-de-mascaras
  4. AGÊNCIA BRASIL. Cidade do Rio de Janeiro suspende uso de máscara a partir de amanhã. Disponível em: encurtador.com.br/oxHP5

 

Coronavirus | COVID-19

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você