O consumo moderado de álcool de 7 ou mais unidades por semana demonstrou estar associado a altos níveis de ferro no cérebro, segundo o estudo britânico realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford e publicado no jornal PLOS Medicine.
Consoante os pesquisadores, o acúmulo de ferro no cérebro está relacionado com declínio cognitivo, encontrado nas doenças de Alzheimers e Parkinson.
O estudo contou com a participação de 20.965 pessoas cadastradas no UK Biobank, as quais relataram seu próprio consumo de álcool e tiveram a imagem de seu cérebro escaneada por ressonância magnética. Para complementar, todos os indivíduos completaram uma série de testes simples para avaliar a função cognitiva e motora. Além disso, 33% desses participantes também tiveram seus fígados escaneados como forma de avaliar o nível sistêmico de ferro.
Em relação a epidemiologia do estudo, a média de idade dos participantes foi de 55 anos e 48,6% eram do sexo feminino. Apesar de 2,7% se classificarem como não bebedores, a ingestão média foi de cerca de 18 unidades por semana, o que se traduz em cerca de 7½ latas de cerveja ou seis copos grandes de vinho.
A equipe descobriu que o consumo de álcool acima de sete unidades por semana estava associado a marcadores de ferro mais alto na região dos gânglios da base. Além disso, função executiva e inteligência fluida mais fracas e velocidades de reação mais lentas foram observadas com marcadores de ferro nos gânglios basais mais altos.
Vale ressaltar que uma limitação do estudo é que a imagem por ressonância magnética reflete indiretamente a concentração de ferro no cérebro e pode mascarar outras mudanças cerebrais causadas pelo consumo de álcool e as concentrações de ferro cerebral.
Artigos relacionados
Por que o jovem bebe tanto? Qual é a responsabilidade dos pais nesse cenário?
O consumo moderado de álcool pode diminuir o volume do seu cérebro
Nenhuma quantidade de álcool é boa para o coração, diz World Heart Federation
Referência
Topiwala A, Wang C, Ebmeier KP, Burgess S, Bell S, Levey DF, et al. Associations between moderate alcohol consumption, brain iron, and cognition in UK Biobank participants: Observational and mendelian randomization analyses. PLoS Medicine (2022). DOI: 10.1371/journal.pmed.1004039