{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
As 10 doenças mais mortais da história
[editar artigo]

As 10 doenças mais mortais da história

A lista a seguir vem do site Geobites, e aparentemente foi montada avaliando o potencial de matar de cada uma das doenças listadas, correlacionando com o número de mortes que cada uma causou durante a história da civilização humana.

Trazemos a sequencia a critério de curiosidade e discussão sobre a letalidade e  índices de mortalidade históricos. Acompanhe a seguir e nos fale se alguma doença deveria figurar nesta lista ou se o posicionamento deveria ser alterado. Médico e estudante, por favor opine ao final do texto.

Confira as 10 doenças mais mortais da história.

Independente de que momento da história, nós sempre tivemos que combater doenças mortais. A seguir listamos as 10 mais mortais da história humana. Médico, você concorda com esta lista?

#10 - Varíola

Variola_1

Surtos de varíola vieram a tona em diversos momentos por mais de 10.000 anos. Centenas de milhares já perderam suas vidas para ela. Hoje a doença está erradicada. Existem algumas poucas amostras em alguns laboratórios do mundo, que são guardadas por um aparato militar devido a possibilidade do uso das cepas como armas biológicas.

Acidente Vasculares Encefálicos

Intracerebral_hemorrhage

Acidentes vasculares encefálicos tem um alto índice de mortalidade, e apenas nos Estados Unidos 140 mil pessoas morrem anualmente

Sarampo

sarampo

Um médico árabe do século 9º é responsável pela documentação do Sarampo pela primeira vez. Antes da vacinação extensiva contra a doença na década de 1980, a taxa de óbitos globais era de 2.6 milhões ao ano. Em 2011 o índice se encontrava em apenas 150 mil mortes anuais em todo o mundo.

Malária

Malaria

Devido a transmissão por mosquitos, os novos casos de Malária atingem 300 milhões a 500 milhões todos os anos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas morrem anualmente devido à malária.

Tuberculose

Tuberculosis-x-ray-1

A tuberculose continua a provar que é uma verdadeira matadora. Em 2012 ceifou 1,3 milhões de vida, enquanto mais de 8,5 milhões de casos foram notificados no mundo.

AIDS

Kaposi's_Sarcoma

A AIDS foi identificada na década de 80. Durante o período que a medicação anti-retroviral estava indisponível matou a grande maioria das pessoas que contraíam o vírus. Hoje, apesar das campanhas e da medicação disponível, são mais de 35 milhões os infectados no mundo e aproximadamente 1,5 milhões morrem anualmente devido a condições associadas a síndrome da imunodeficiência adquirida.

Tifo

 

Roséolas tíficas, manchas típicas da febre tifoide.

O tifo matou 3 milhões de pessoas apenas na Russia em um curto período de tempo no começo do século 20. De acordo com a OMS ela continua a matar 0,2 pessoas por milhão de habitantes anualmente. ***Roséolas tíficas, manchas típicas da febre tifoide.

Câncer

Cancer_progression_from_NIH

A condição para o desenvolvimento de um câncer é simples. Basta estar vivo pelo período necessário para seu desenvolvimento. Mata aproximadamente 7,6 milhões de pessoas por ano.

Peste Negra

Blackdeath2

A pandemia chamada peste negra / morte negra, teve notoriedade no século XIV, e, durante 5 anos, matou aproximadamente 20 milhões de pessoas. Ela reemergiu em diversos momentos da história e em diferentes regiões do mundo.

Gripe Espanhola

gripe espanhola

Durante os anos de 1918 e 1919 a Gripe Espanhola ceifou a vida de 50 a 100 milhões de pessoas. Esse número foi maior que as mortes da primeira guerra mundial.

Veja o Vídeo que elenca as 10 doenças mais mortais da história:

Não deixe de comentar logo abaixo.

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Fundador da comunidade Academia Médica, que desde 2012 tem o intuito de expandir os horizontes falando o que a faculdade esqueceu de nos contar.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar