[ editar artigo]

As 10 doenças mais mortais da história

As 10 doenças mais mortais da história

A lista a seguir vem do site Geobites, e aparentemente foi montada avaliando o potencial de matar de cada uma das doenças listadas, correlacionando com o número de mortes que cada uma causou durante a história da civilização humana.

Trazemos a sequência a critério de curiosidade e discussão sobre a letalidade e  índices de mortalidade históricos. Acompanhe a seguir e nos fale se alguma doença deveria figurar nesta lista ou se o posicionamento deveria ser alterado.
Médico e estudante, por favor, opinem ao final do texto!

Confira as 10 doenças mais mortais da história:

Independente de que momento da história, nós sempre tivemos que combater doenças mortais. A seguir listamos as 10 mais mortais da história humana. Você concorda com esta lista?

#10 - Varíola

Surtos de varíola vieram à tona em diversos momentos por mais de 10.000 anos. Centenas de milhares já perderam suas vidas para ela. Hoje a doença está erradicada. Existem algumas poucas amostras em alguns laboratórios do mundo, que são guardadas por um aparato militar devido à possibilidade do uso das cepas como armas biológicas.

 

#9 - Acidente Vasculares Encefálicos

Acidentes vasculares encefálicos têm um alto índice de mortalidade. Apenas nos Estados Unidos, 140 mil pessoas morrem anualmente.

 

#8 - Sarampo

Um médico árabe do século 9 é responsável pela documentação do Sarampo pela primeira vez. Antes da vacinação extensiva contra a doença na década de 1980, a taxa de óbitos globais era de 2.6 milhões ao ano. Em 2011, o índice se encontrava em apenas 150 mil mortes anuais em todo o mundo.

 

#7 - Malária

Devido à transmissão por mosquitos, os novos casos de Malária atingem 300 milhões a 500 milhões todos os anos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas morrem anualmente devido à malária.

 

#6 - Tuberculose 

A tuberculose continua a provar que é uma verdadeira matadora. Em 2012 ceifou 1,3 milhões de vida, enquanto mais de 8,5 milhões de casos foram notificados no mundo.

 

#5 - AIDS

A AIDS foi identificada na década de 80. Durante o período que a medicação anti-retroviral estava indisponível matou a grande maioria das pessoas que contraíam o vírus. Hoje, apesar das campanhas e da medicação disponível, são mais de 35 milhões os infectados no mundo e aproximadamente 1,5 milhões morrem anualmente devido às condições associadas à síndrome da imunodeficiência adquirida.

 

#4 - Tifo

O tifo matou 3 milhões de pessoas apenas na Rússia em um curto período de tempo no começo do século 20. De acordo com a OMS, ela continua a matar 0,2 pessoas por milhão de habitantes anualmente.

 

#3 - Câncer

A condição para o desenvolvimento de um câncer é simples. Basta estar vivo pelo período necessário para seu desenvolvimento. Mata aproximadamente 7,6 milhões de pessoas por ano.

 

#2 - Peste Negra

A pandemia chamada Peste Negra/Morte Negra teve notoriedade no século 14 e, durante 5 anos, matou aproximadamente 20 milhões de pessoas. Ela reemergiu em diversos momentos da história e em diferentes regiões do mundo.

"Doktor Schnabel von Rom" ("Doutor Bico de Roma"), gravura, Roma 1656. Traje médico para proteção contra a Peste Bubônica ou a Morte Negra

 

#1 - Gripe Espanhola

Durante os anos de 1918 e 1919 a Gripe Espanhola ceifou a vida de 50 a 100 milhões de pessoas. Esse número foi maior que as mortes da primeira guerra mundial.

 

Veja o Vídeo que elenca as 10 doenças mais mortais da história:

 

 

Deixe seu comentário abaixo!

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, especialista em Bioética

Ler matéria completa
Indicados para você