Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Até quando os médicos serão necessários?

Até quando os médicos serão necessários?
Medicina em Crônicas - Elomar R. Moura
mar. 23 - 2 min de leitura
010

Será que ainda resta muito tempo aos médicos, por exemplo, diante dos supercomputadores?

O IBM Watson é uma plataforma de inteligência artificial (IA), lançada em 2010, que se propõe a ajudar nos diagnósticos médicos. A partir de uma compilação de todas as literaturas médicas existentes mundialmente em um dado momento, o médico abastecerá a IA e ela irá listar os melhores tratamentos citados naquele contexto, quais estudos mais recentes e dados estatísticos.

Considerando a velocidade com que artigos científicos são publicados em inúmeras áreas da saúde e a incapacidade dos profissionais de saúde de estarem plenamente atualizados a todo momento, a tecnologia pode se tornar aliada no processo de diagnóstico, entretanto, ela poderá um dia substituir o médico?

Em uma entrevista vinculada no portal do Doutor Dráuzio Varella, a coordenadora médica do IBM Watson Health, Mariana Perroni, diz que de forma alguma os médicos serão substituídos.

Leia mais: Médicos serão substituidos por robôs?

Ela também afirma que médicos que são amparados nas suas decisões por ferramentas inteligentes, substituirão aqueles que não estiverem tendo esse suporte. De forma comparativa, questionou qual seria a escolha de um paciente entre um médico que vai a vários congressos, lê muito e se atualiza na medida do possível e outro médico que detém esse suporte técnico que é capaz fornecer e compilar toda a literatura existente no mundo?

Por fim, a Doutora Mariana Perroni concluiu que essa ferramenta deverá ser usada para ajudar na tomada de melhores decisões em prol do paciente. Em face de estudos que demonstram que para um médico especialista se mantenha atualizado na sua área seriam necessárias 167 horas de estudos semanais, ou seja, mais de 20 horas por dia.

Logo, está chegando um momento em que a quantidade de informação médica no mundo superará a capacidade de processamento humana.

Artigos relacionados


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade com mais mais de 140 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você