Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Desempenho econômico-financeiro do setor de saúde suplementar: Análise do 1º trimestre de 2023

Desempenho econômico-financeiro do setor de saúde suplementar: Análise do 1º trimestre de 2023
Academia Médica
jun. 29 - 3 min de leitura
010


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recentemente tornou públicos os dados financeiros do primeiro trimestre de 2023. Estas informações valiosas, disponíveis através do Painel Contábil da Saúde Suplementar e do Prisma Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar, fornecem uma visão importante sobre o estado atual do mercado de saúde suplementar.

No primeiro trimestre de 2023, o setor de saúde suplementar obteve lucro líquido expressivo. Este lucro foi obtido principalmente por meio das operações de saúde, com uma pequena percentagem deste valor representando o lucro total do setor. Por cada R$ 100,00 de receita de saúde efetiva, o setor conseguiu converter uma pequena parcela em lucro.

Todos os segmentos do setor apresentaram um resultado líquido positivo. As administradoras de benefícios, operadoras odontológicas e as operadoras médico-hospitalares apresentaram superávits significativos, sendo a última compensada por um resultado financeiro recorde, apesar de um déficit operacional.

A sinistralidade, ou a proporção de receitas de mensalidades destinadas a cobrir despesas assistenciais, permaneceu alta, sendo um importante fator impactando o desempenho das operadoras médico-hospitalares. No entanto, os números sugerem que a sinistralidade elevada está mais ligada a uma recuperação lenta das receitas dos planos de saúde, ao invés de um aumento nas despesas assistenciais.

Esses dados são vitais para uma variedade de grupos interessados. Profissionais de saúde podem usar essas informações para obter uma melhor compreensão da saúde financeira do setor em que atuam, enquanto os usuários de planos de saúde podem entender melhor como suas mensalidades impactam o setor como um todo.

A ANS acredita firmemente que a transparência dessas informações é crucial para permitir decisões informadas de todas as partes envolvidas no sistema de saúde suplementar. Para uma análise mais aprofundada desses números, convidamos a todos a visitar o portal da ANS e explorar o Painel Contábil da Saúde Suplementar e o Prisma Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar.




Leia também: 


Fonte: 

Agência Nacional de Saúde Suplementar. (2023). ANS divulga dados econômico-financeiros relativos ao 1º trimestre de 2023. Governo do Brasil. Recuperado em 29 de junho, 2023, de https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/numeros-do-setor/ans-divulga-dados-economico-financeiros-relativos-ao-1o-trimestre-de-2023


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você