[ editar artigo]

A vida de Frida Kahlo: a pólio, o acidente e a pintura como terapia

A vida de Frida Kahlo: a pólio, o acidente e  a pintura como terapia

Finalmente, um episódio sobre uma das musas inspiradoras do Literatura Viral: a inigualável Frida Kahlo! Neste episódio, discutimos alguns aspectos chaves da vida da pintora: a poliomielite durante a infância, o fatídico acidente de trânsito durante a adolescência, os abortos espontâneos durante a vida adulta... mas também a comovente relação com o pai e os aguçados instintos terapêuticos de sua mãe. 

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón é o exemplo da união do universo biomédico com o universo criativo, que usou o próprio corpo como plataforma artísticas e é conhecida por suas obras serem autobiográficas, contando as histórias de suas dificuldades e superações.  

Falamos ainda de Alejo Carpentier e Clarice Lispector, além de preparar a discussão sobre a obra da pintora no próximo episódio! Como sempre, as imagens mencionadas estarão disponíveis no site do podcast. Por fim, lembre que um bebê panda nasce toda vez que você compartilha um dos episódios ou decide apoiar o nosso projeto parceiro, A Book a Month! ;D

 


Outros episódios do podcast Literatura Viral

 

Academia Médica
Áureo Lustosa Guérios
Áureo Lustosa Guérios Seguir

Sou doutor pela Universidade de Pádua e ministro os cursos de Humanidades Médicas e História da Saúde daqui na Academia Médica. Também produzo o podcast Literatura Viral, em que falo de modo descontraído sobre doenças, história e a arte.

Ler conteúdo completo
Indicados para você