Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Metanálise mostra que hidroxicloroquina não reduz o risco de hospitalizações por Covid-19

Metanálise mostra que hidroxicloroquina não reduz o risco de hospitalizações por Covid-19
Academia Médica
jan. 12 - 3 min de leitura
010


Metanálise concluída no final de 2022 e publicada na primeira edição de 2023 do Clinical and Translational Science analisou dados individuais de pacientes com Covid-19 leve, tratados ambulatorialmente, e concluiu que a hidroxicloroquina não melhora a depuração viral nem reduz o risco de hospitalizações quando administrada nesse público.

O autores do artigo selecionaram estudos com pacientes ambulatoriais diagnosticados com Covid-19 (sintomáticos ou assintomáticos) e que tiveram como tratamento o uso de hidroxicloroquina de 5 a 10 dias em uma dose diária variando de 1600 a 4400 mg. Eles tiveram os resultados comparados com uma parcela de participantes que não utilizaram o tratamento. 

O risco de hospitalização foi analisado em 2.037 pacientes ambulatoriais (1.058 tratados com HCQ) com Covid-19 confirmado. Essa amostra foi possível devido ao desenho da metanálise IPD, na qual os pesquisadores entraram em contato com os investigadores e/ou patrocinadores dos estudos selecionados por e-mail e solicitaram os dados das pesquisas para participarem da metanálise dos dados individuais dos participantes. 

Entenda por que a hidroxicloroquina foi utilizada no início da pandemia

A cloroquina e a hidroxicloroquina são agentes antimaláricos que alcalinizam o endossoma e têm efeitos imunomoduladores. Dados pré-clínicos do SARS-CoV sugeriram inibição in vitro da replicação na cultura celular, talvez devido à glicosilação do receptor da enzima conversora de angiotensina 2 ou interferência no transporte endossômico.Os resultados de alguns estudos pequenos e mal desenhados, sem controles apropriados, sugeriram um possível efeito clínico de redução da infecção por SARS-CoV-2, gerando o interesse substancial no uso potencial desses agentes em comunidades científicas e leigas.

A pneumologista Leticia Kawano, de São Paulo, publicou em sua rede social um vídeo sobre a recente metanálise do Clinical and Translational Science. Ela alerta os colegas médicos sobre a necessidade de escolher uma boa fonte científica para ficar informado e como essa escolha pode impactar na educação sobre Medicina para os leigos. Para assistir, clique aqui.

Referência:

Mitjà, O, Reis, G, Boulware, DR, et al. Hydroxychloroquine for treatment of non-hospitalized adults with COVID-19: A meta-analysis of individual participant data of randomized trials. Clin Transl Sci. 2023; 00: 1- 12. doi:10.1111/cts.13468

Leia também:


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você