A 76.ª Assembleia Mundial da Saúde ocorrida em Genebra, na Suíça, de 21 a 30 de Maio de 2023, teve como tema central: A OMS aos 75 anos: Salvar vidas, promover a saúde para todos, em referência ao 75.º aniversário da criação da Organização Mundial de Saúde em 1948. Foto por Pan American Health Organization PAHO.
A 76ª Assembleia Mundial de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu-se com significativas conquistas e debates abrangendo uma ampla gama de questões de saúde. Desde ciências do comportamento até cuidados de saúde primários, a assembleia expressou o compromisso global com a promoção da saúde e o enfrentamento de desafios emergentes. Médicos e profissionais de saúde de todo o mundo tiveram um papel vital nas deliberações, oferecendo seus conhecimentos especializados.
Um dos principais marcos da Assembleia foi o acordo sobre o financiamento para o próximo biênio. Com um aumento histórico de 20% nas contribuições avaliadas dos Estados membros, foi demonstrada a renovação do compromisso com a saúde global. Este aumento de fundos permitirá à OMS reforçar suas iniciativas globais e responder efetivamente a futuras crises de saúde.
Vários tópicos importantes foram discutidos durante a assembleia. Discussões focadas em doenças não transmissíveis destacaram a necessidade de intervenções baseadas em evidências e estratégias de saúde pública para lidar com estas condições crônicas. A prevenção de afogamentos, a saúde materna e infantil, e a prevenção e controle de infecções também foram temas de foco. A assembleia também enfatizou a importância da medicina tradicional e a necessidade de sua integração ao sistema de saúde.
A aprovação do orçamento para 2024-2025 foi outro marco significativo, permitindo à OMS planejar e implementar suas iniciativas de saúde com financiamento sólido. O Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou a importância desse aumento de recursos e enfatizou os futuros desafios e as lições aprendidas com a pandemia de COVID-19.
Durante o evento, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), liderada pelo Dr. Jarbas Barbosa, participou ativamente das deliberações e eventos paralelos. Questões de importância para a região das Américas, como o aumento do orçamento da OMS, preparação e resposta a emergências, saúde materna e infantil, saúde indígena e mudanças climáticas foram discutidas. Durante a semana, o Dr. Barbosa se reuniu com várias autoridades de alto nível para discutir questões prioritárias de saúde e oportunidades de colaboração. Ele também discutiu possíveis áreas de colaboração futura com a Dra. Karen DeSalvo, Diretora de Saúde da Google, e Chris Elias, da Fundação Bill e Melinda Gates.
O Diretor da OPAS destacou a importância de se preparar para assegurar o acesso equitativo às vacinas em caso de outra pandemia. Ele também participou de uma mesa-redonda comemorativa dos 20 anos da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco. Durante sua participação em um evento do Devex sobre melhorar a saúde na América Latina e no Caribe, o Dr. Barbosa destacou que a pandemia de COVID-19 expôs deficiências nas políticas de saúde, sociais e econômicas, mas também abriu oportunidades para acelerar inovações.
Clicle no link abaixo e assita o vídeo em que o Dr. Barbosa destaca as prioridades de saúde da 76ª Assembleia Mundial da Saúde para as Américas.
Leia também:
- A saúde dos povos indígenas ganha destaque como prioridade global na OMS
- Uma Década de Transformações: Tendências nos Comportamentos de Risco para Doenças Não Transmissíveis no Brasil (2009-2019)
- Transformando a saúde pública: Ministério da Saúde busca modernização do SUS com inteligência artificial
- Medicina de precisão, uma nova e revolucionária forma de atuar sobre as doenças e garantir mais saúde
Fonte:
paho.org ( maio, 2023) WHO ’s annual assembly ends with agreement on funding, and array of health topics. https://www.paho.org/en/news/31-5-2023-whos-annual-assembly-ends-agreement-funding-and-array-health-topics