Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Prurido epidêmico no Recife: causa desvendada

Prurido epidêmico no Recife: causa desvendada
Academia Médica
dez. 9 - 2 min de leitura
000

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia publicou ontem uma Nota Técnica a respeito do surto de dermatites pápulo-eritêmato-pruriginosas, com aspecto urticariforme que desafiou os serviços médicos de Recife.

Os casos ocorreram em duas comunidades limítrofes à mata, localizadas em uma área de reserva de mata Atlântica do Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife (PE).

Lesões papulosas e eritematosas em face interna dos antebraços decorrentes da dermatite. Fonte: SBD.

Várias hipóteses haviam sido levantadas para o surto e incluíram intoxicação por ivermectina, escabiose, picadas de insetos e outras, mas sem nenhuma comprovação. 

Profissionais que atuam no Nordeste ajudaram a resolver o mistério com o suporte da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Para tanto, eles implementaram uma série de ações que permitiram identificar as causas de mais de 200 casos de dermatites registrados nas localidades.

As queixas dos pacientes foram divulgadas pela imprensa em função de suas características e do desconhecimento da sua origem, até o momento. Por fim, foi confirmado que o problema tem relação com as asas de uma mariposa.

Mariposas do gênero Hylesia reproduzem-se nesta época do ano e causam epidemias de dermatites em vários pontos do país, por penetrarem ambientes domésticos e ao se debaterem contra focos de luz, liberam cerdas corporais minúsculas que penetram profundamente na pele humana e causam a intensa dermatite observada. Além da inflamação inicial, descrita na histopatologia como um infiltrado linfocitário, existe a probabilidade de formação de granulomas em fases posteriores. A dermatite permanece por dias e até semanas, devido à permanência das cerdas (“flechettes”) na pele.

Exame direto de lesão papulosa mostrando presença de estruturas alongadas compatíveis com cerdas da Hylesia. Fonte: SBD.

Estas cerdas podem ser observadas na pele e exames realizados as mostraram com clareza. O tratamento é feito com foco na inflamação com corticoides tópicos e anti-histamínicos e, por vezes, dependendo da extensão das lesões, o uso de corticoides sistêmicos pode ser necessário. 

Mariposa do gênero Hylesia, responsável pela erupção. Fonte: SBD.

 

Referências:

Prurido epidêmico no Recife: causa desvendada. Nota Técnica, Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em https://www.sbd.org.br/mm/cms/2021/12/08/sbd-surto-pernambuco-nota-tecnica.pdf

Artigos relacionados:


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você