Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Brasil irá receber o antiviral Tecovirimat para tratamento da varíola dos macacos

Brasil irá receber o antiviral Tecovirimat para tratamento da varíola dos macacos
Academia Médica
ago. 1 - 2 min de leitura
000

No início da manhã desta segunda-feira (01), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, utilizou o Twitter para anunciar que o Brasil deve começar a contar com o antiviral Tecovirimat para tratamento da varíola dos macacos (Monkeypox). Segundo ele, o medicamento deve ser enviado ao país por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em um primeiro momento sendo disponibilizado para pacientes com quadros mais graves da doença.

O Tecovirimat, segundo informação divulgada pela Agência Brasil, tem sido oferecido como opção de “uso compassivo” nos Estados Unidos. “Entretanto, ainda não há dados que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos”.

Na última sexta-feira (29), o Brasil registrou o primeiro caso fatal de varíola dos macacos, ocorrido em um hospital de Belo Horizonte (MG). O paciente era um homem de 41 anos que tinha comorbidades, incluindo câncer, e teve um choque séptico em decorrência da Monkeypox. Até ontem (31), de acordo com o Ministério da Saúde, haviam sido registrados no país 1342 casos da doença.

Quer saber mais sobre a varíola dos macacos?

No podcast Troca de Plantão da última quinta-feira (28), os médicos Hugo Boechat, Newton Nunes e Messias Mendonça, junto com o fundador da Academia Médica, Fernando Carboniere, deram um panorama geral sobre a Varíola dos Macacos no Brasil e no Mundo. Eles explicaram de forma detalhada tudo o que a ciência já sabe sobre a doença, como sintomas, formas de transmissão, complicações secundárias, riscos, comparações com a varíola comum e aspectos sexuais. Assista ao Troca de Plantão e siga a Academia Médica no youtube:

 Ouça também nos tocadores:

Leia também:

OMS emite alerta sobre doações de sangue por pessoas infectadas pela varíola dos macacos

Governo orienta equipes de saúde sobre atendimento primário a casos de varíola dos macacos

Varíola dos macacos - genética e mutações

Pesquisadores acreditam que sêmen pode ser veículo para infecção por varíola dos macacos

Varíola dos macacos está evoluindo de forma mais rápida do que o esperado

Pesquisadores tentam entender aspectos sexuais da disseminação da varíola dos macacos

Monkeypox ou "varíola do macaco" - o que sabemos até agora

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você