Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cabelos podem ser usados para indicar se uma pessoa está ou não estressada

Cabelos podem ser usados para indicar se uma pessoa está ou não estressada
Academia Médica
ago. 15 - 2 min de leitura
000

Concentrações de cortisol (também conhecido como hidrocortisona) no cabelo podem revelar o quanto uma pessoa está ou não estressada. O assunto é tema de um artigo recentemente publicado no site PLOS Global Public Health, por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Islândia, do Instituto Nacional de Saúde Pública da Cidade do México e da TU Dresden, na Alemanha.

Estudando dados das coortes Mexican Teachers e Icelandic Stress and Gene Analysis - com amostras de cabelo coletadas de 881 mulheres que vivem no México e 398 na Islândia – os cientistas tentaram descobrir se o cortisol permanece nos fios a medida que o cabelo vai crescendo e em qual quantidade ele pode ser relacionado aos níveis de estresse.

O cabelo cresce, em média, um centímetro a cada mês. As participantes da pesquisa tiveram três centímetros dos fios cortados, respondendo a uma pesquisa sobre quanto estiveram estressadas nos três meses anteriores. Na sequência, as amostras de cabelo foram testadas e analisadas, sendo os resultados divididos em cinco grupos diferentes, com pontuações numéricas representando os níveis de estresse das participantes.

De forma geral, foi constatado que, quanto mais estresse as participantes tivessem vivenciado no período analisado, maior era a quantidade de cortisol encontrada em seus cabelos.  Outros fatores que podem levar ao aumento da substância – como uso de determinados medicamentos e presença de tumores benignos – não foram considerados.

Leia também:  

Burnout passa a ser doença do trabalho em 2022

Entenda como o estresse em nível baixo pode fazer bem ao cérebro 

Médicos: coloquem a máscara de oxigênio em vocês por primeiro!

Auto diagnóstico: causas de insônia e fadiga 

Consumo de chocolate amargo pode ter efeitos benéficos ao cérebro 

Pediatria, estresse tóxico e epigenética 

Mulheres, abracem seus(suas) parceiros(as)!

Como a pandemia de COVID-19 nos envelheceu mais rapidamente

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você