Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mulheres, abracem seus(suas) parceiros(as)!

Mulheres, abracem seus(suas) parceiros(as)!
Academia Médica
mai. 19 - 2 min de leitura
000

O estudo conduzido pela universidade Ruhr na Alemanha, avaliou a resposta do cortisol em mulheres submetidas a situações de estresse agudo com ou sem uma intervenção de toque social antes do evento. No estudo teve um grupo de mulheres que abraçaram a curto prazo seus parceiros românticos antes de uma situação de estresse e essas mostraram uma resposta de cortisol reduzida em comparação com um grupo controle no qual não ocorreu nenhum abraço.

Em certas situações, o toque social pode ser um amortecedor de estresse, assim como massagens, abraços combinados com mãos dadas e comunicação afetuosa. Para avaliar os efeitos de abraços breves na redução de estresse, os pesquisadores analisaram 76 pessoas em relacionamentos românticos e os submeteram a um teste de indução de estresse no qual foram solicitados a manter uma mão dentro de uma bacia com água gelada por 3 minutos enquanto eram observados e mantinham contato visual com uma câmera. Antes do teste, metade dos casais foram instruídos a se abraçarem. Além disso, os pesquisadores mediram vários indicadores de estresse, incluindo níveis de cortisol na saliva dos participantes antes ou depois do experimento. 

Como resposta, os cientistas encontraram que as mulheres que abraçaram seus parceiros tiveram uma resposta de cortisol mais baixa ao teste de estresse do que as mulheres que não abraçaram. Esses resultados sugerem que um breve abraço com um parceiro romântico pode reduzir a resposta de cortisol para mulheres que enfrentam situações sociais estressantes, como provas, entrevistas de emprego e apresentações 

Por fim, em homens não foram observadas associações entre o abraço e as respostas do cortisol, variação da pressão arterial e estado emocional. 

Artigos relacionados 

Como combater o estresse e viver melhor

Relaxa aí! Seu sistema imune agradece

Fadiga da disponibilidade x estresse agudo: saiba o que é e como afeta a saúde

Referência 

BERRETZ, Gesa; CEBULA, Chantal; WORTELMANN, Blanca Maria; PAPADOPOULOU, Panagiota; WOLF, Oliver T.; OCKLENBURG, Sebastian; PACKHEISER, Julian. Romantic partner embraces reduce cortisol release after acute stress induction in women but not in men. Plos One, [S.L.], v. 17, n. 5, p. 1-1, 18 maio 2022. Public Library of Science (PLoS). http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0266887.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você