Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dezembro Laranja: SBD alerta para casos de câncer de pele não diagnosticados devido à pandemia

Dezembro Laranja: SBD alerta para casos de câncer de pele não diagnosticados devido à pandemia
Academia Médica
dez. 13 - 4 min de leitura
000

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta uma realidade preocupante para os esforços de prevenção e combate ao câncer de pele no Brasil. No ano de 2020 foram realizados 17.227 diagnósticos a menos dessa doença do que no ano anterior. Em vista disso, o número absoluto de casos foi 24,7% menor do que em 2019. 

A situação afetou de maneira superior a população com mais de 60 anos. O total de internações em decorrência da doença também caiu 26%, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos primeiros seis meses de 2021 houve um movimento de retomada gradual do volume de atendimentos, contudo os números ainda são inferiores aos registrados antes da pandemia. Isso indica que milhares de casos de câncer de pele devem iniciar seus tratamentos com atraso ou ainda nem foram descobertos pelos médicos, o que está diretamente relacionado com o prognóstico dos pacientes.

A divulgação desses dados concomita com o início da campanha do Dezembro Laranja, organizada pela entidade, cujo objetivo é a conscientização da população sobre os riscos do câncer de pele. Além de estimular a incorporação dos hábitos de fotoproteção ao cotidiano das pessoas, a iniciativa também orienta a busca de orientação dos médicos dermatologistas em caso do surgimento de sinais e sintomas que merecem ser investigados.

A SBD ressalta que, do ponto de vista proporcional, a maioria das faixas etárias apresentou comportamento semelhante, com destaques para os grupos de 0 a 19 anos (-30%); 30 a 34 anos (-28,8%); e 75 a 79 anos (-27,6%). Separados por sexo, o número de diagnósticos sofreu queda de 26% entre as mulheres e de 23% entre os homens.

Os estados que sofreram maior redução no número de notificações de diagnóstico do câncer de pele foram: São Paulo (-4.115), Paraná (-2.838) e Rio Grande do Sul (2.395). Em termos percentuais, a entidade destaca o Piauí, com queda de 46%, Mato Grosso (-43%) e Mato Grosso do Sul (-42%). Por outro lado, houve incremento na taxa de diagnósticos em oito estados, com números significativos em Amazonas, Rondônia e Sergipe.

De forma a ampliar a identificação das consequências deixadas pela pandemia no atendimento hospitalar aos pacientes com câncer de pele, o trabalho desenvolvido pela SBD coletou ainda números de internações relacionadas a esse tipo de neoplasia no SUS.

Também foram verificados os números de óbitos. Os dados analisados foram extraídos do Painel Oncologia Brasil, do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) – todos do Ministério da Saúde.

Em relação às internações hospitalares para tratamento do câncer de pele melanoma e outras neoplasias malignas, observa-se uma queda de 26% na comparação entre os anos de 2020 e 2019. As 57.247 internações registradas em 2019, caíram para 42,3 mil no ano passado. 

Com relação aos indicadores de mortalidade, não houve alteração significativa nos períodos avaliados.

Apesar das quedas significativas nos novos diagnósticos de câncer de pele e mesmo de internações para seu tratamento, o número de mortes atribuído à doença apresentou apenas uma oscilação de 2% para menos, na comparação de 2020 (4.481 registros) e 2019 (4.594). Ao longo de 12 anos (desde 2008), calcula-se que 46.534 faleceram por conta desse problema de saúde.

A divulgação feita pela SBD vem circundada pela campanha nacional de prevenção ao câncer de pele, organizada desde 2015. Neste ano, com o slogan “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”, os profissionais da área buscam chamar a atenção dos brasileiros sobre a necessidade de conjugar a prevenção à COVID-19 com os cuidados na prevenção, diagnóstico e tratamento precoces deste tipo de neoplasia.

Referências:

Mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge da pandemia de covid-19. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em https://www.sbd.org.br/noticias/mais-de-17-mil-casos-de-cancer-de-pele-deixaram-de-ser-diagnosticados-no-auge-da-pandemia-de-covid-19/

 

Artigos relacionados:


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você