Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ministério da Saúde orienta gestantes sobre varíola dos macacos e recomenda uso de máscaras e preservativos

Ministério da Saúde orienta gestantes sobre varíola dos macacos e recomenda uso de máscaras e preservativos
Academia Médica
ago. 3 - 3 min de leitura
000

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica na qual recomenda o uso de máscaras para mulheres grávidas, lactantes e com bebês recém-nascidos para prevenção contra a varíola dos macacos. O documento, publicado pela pasta na noite de quarta-feira (1º), orienta que esse grupo deve usar preservativos em qualquer tipo de contato sexual – principal meio de transmissão da doença.

“Considerando o rápido aumento do número de casos de MPX [monkeypox] no Brasil e no mundo, associado à transmissão por contato direto e, eventualmente, por via aérea, recomenda-se que as gestantes, puérperas e lactantes: mantenham uso de máscaras, principalmente em ambientes com indivíduos potencialmente contaminados com o vírus; usem preservativo em todos os tipos de relações sexuais (oral, vaginal, anal) uma vez que a transmissão pelo contato íntimo tem sido a mais frequente”, ressalta o documento.

As recomendações da pasta alertam que o quadro clínico de gestantes tem características similares ao de outras pessoas. Entretanto, nesse grupo, a gravidade da doença pode ser maior. Além das grávidas, crianças com menos de 8 anos e imunossuprimidos integram o grupo de risco para a varíola dos macacos. Por isso, segundo o documento, os laboratórios devem priorizar o diagnóstico dessas pessoas, "visto que complicações oculares, encefalite e óbito são mais frequentes".

Segundo a nota técnica, gestantes, puérperas e lactantes devem se manter afastadas de pessoas que apresentem febre e lesões cutâneas. Em casos de sintomas suspeitos, elas devem procurar ajuda médica. Para pacientes sintomáticos, a recomendação é manter isolamento por 21 dias e monitorar os sinais da doença. Caso persistam, a orientação é repetir o teste.

Nos casos de gestantes com quadro moderado ou grave de varíola dos macacos, o Ministério da Saúde recomenda que elas sejam hospitalizadas, "levando em consideração maior risco".

Fonte: Agência Brasil

Para saber mais sobre a varíola dos macacos, siga a Academia Médica nas Redes Sociais e assista ao Troca de Plantão da última quinta-feira (28):

Ouça também nos tocadores:

Leia também: 

Brasil irá receber o antiviral Tecovirimat para tratamento da varíola dos macacos

OMS emite alerta sobre doações de sangue por pessoas infectadas pela varíola dos macacos

Governo orienta equipes de saúde sobre atendimento primário a casos de varíola dos macacos

Varíola dos macacos - genética e mutações

Pesquisadores acreditam que sêmen pode ser veículo para infecção por varíola dos macacos

Varíola dos macacos está evoluindo de forma mais rápida do que o esperado

Pesquisadores tentam entender aspectos sexuais da disseminação da varíola dos macacos

Monkeypox ou "varíola do macaco" - o que sabemos até agora


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você