Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Nova categoria de vacina contra a cólera pode ter imunização mais duradoura

Nova categoria de vacina contra a cólera pode ter imunização mais duradoura
Academia Médica
abr. 18 - 2 min de leitura
000

Estudos publicados na ACS Infectious Diseases apresentaram uma nova vacina contra cólera que gerou respostas de anticorpos de longa duração contra V. cholerae em camundongos. O novo imunizante é constituído por polissacarídeos exibidos em partículas semelhantes ao vírus.

As existentes e atuais vacinas contêm bactérias V. cholerae mortas ou enfraquecidas e são administradas oralmente, oferecendo um menor nível e duração de proteção em crianças pequenas. A resposta do sistema imune em relação à vacina ocorre a partir da produção de anticorpos contra o polissacarídeo O-específico (OSP) na superfície do V. cholerae, entretanto, esse mecanismo não gera uma resposta forte e duradoura.

Com o intuito de aumentar a eficácia e duração da imunização, os pesquisadores desenvolveram um método que usa uma partícula semelhante a um vírus que infecta bactérias e vincularam  várias cópias de OSP em sua superfície. Assim, os camundongos imunizados por esse método tinham anticorpos que reconheciam o OSP do lipopolissacarídeo natural de V. cholerae. Como resultado, quando os pesquisadores misturaram anticorpos séricos dos camundongos com outras proteínas do sistema imunológico que matam bactérias, com V. cholerae vivo, os anticorpos de dois dos cinco camundongos desencadearam mais morte bacteriana do que aqueles de roedores imunizados com Qβ sozinho.

Artigos relacionados 

“A Cólera é retratada como a doença do sujo, do colonizado, do pobre”: entrevista com Áureo Lustosa Guérios

Pandemias esquecidas

Quer aprimorar seus conhecimentos sobre vacina? Conheça 5 cursos gratuitos da OMS!

Referência 

  1. RASHIDIJAHANABAD, Zahra et al. Virus-like Particle Display of Vibrio cholerae O-Specific Polysaccharide as a Potential Vaccine against Cholera. ACS Infectious Diseases, v. 8, n. 3, p. 574-583, 2022.  Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acsinfecdis.1c00585. Acesso em 13 de abril em 2022.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você