Teoria da relatividade
[editar artigo]

Teoria da relatividade

O tempo é um dos bens mais preciosos. Numa vida medida em minutos, dias e anos, ofertar seu tempo a alguém deveria ser visto como um privilégio.

Nesse meandro temporal, uma consulta médica dura em média 15 minutos — 15 minutos que você, médico, dará do seu tempo; 15 minutos que o paciente dará do tempo dele. Na "teoria", são tempos iguais, no entanto a diferença é que o paciente não tem tempo a perder com quem não dá a mínima para o que ele sente ou não o trata com mesmo afinco que trataria um paciente com uma doença cardíaca ou renal, por exemplo.

Para nós que estamos saudáveis, essa fração de tempo parece ínfima, todavia para quem está a sofrer do outro lado (seja com dor física, mental, existencial) ou em fase final de vida, esse tempo é precioso e precisa de todo nosso empenho e determinação.

Que saibamos honrar o tempo que nos é ofertado. Que saibamos respeitar sem julgamentos ou condenações. Que todo sofrimento, assim como todo paciente em fase terminal, seja tratado, valorizado, ouvido e respeitado. Na teoria da relatividade, o tempo para eles está contraído e o espaço dilatado em chagas.


Pense nisso... ❤

Arthur Luz
Arthur Luz Seguir

Interno de Medicina do 12° periodo pela Universidade Potiguar. Estagiário UPA Nova Esperança e Grupo de Cuidados Paliativos do HMWG. Poeta, Escritor e Apaixonado pela Arte Médica. Natal-RN

Continue lendo
Indicados para você