Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

#TOP9 textos mais lidos da AM

#TOP9 textos mais lidos da AM
Academia Médica
abr. 19 - 6 min de leitura
000

Este ano a Academia Médica completa 9 anos e para cada dia da semana preparamos, com grande empenho, 9 coisas que você precisa saber sobre a AM! E neste texto, trazemos a vocês, os nossos 9 textos mais lidos, com os respectivos links para leitura.

 

#1: As 10 doenças mais mortais da história

Leia, na íntegra, aqui.

"A lista a seguir vem do site Geobites, e aparentemente foi montada avaliando o potencial de matar de cada uma das doenças listadas, correlacionando com o número de mortes que cada uma causou durante a história da civilização humana.

Trazemos a sequência a critério de curiosidade e discussão sobre a letalidade e  índices de mortalidade históricos. Acompanhe a seguir e nos fale se alguma doença deveria figurar nesta lista ou se o posicionamento deveria ser alterado."

#2: Protocolo de tratamento da SEPSE que você nunca vai esquecer

Leia, na íntegra, aqui.

"Sendo a SEPSE uma das maiores causas de morte intrahospitalar no mundo inteiro, fazer o  diagnóstico precoce e iniciar as medidas de supressão modificam altamente o prognóstico do paciente!"

#3: Novo FIES fechará as portas da medicina para muitos

Leia, na íntegra, aqui. 

"Não é novidade para ninguém que cursar uma faculdade de medicina é muito caro. Apesar do altíssimo preço, até então o pagamento do curso por uma família de classe média, apesar de difícil, ainda era possível, graças ao FIES.

Não há como negar que a expansão do programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal possibilitou a muitos pagar as mensalidades e formar-se. Inclusive este que vos fala, só se formou porque conseguiu o FIES no primeiro ano de faculdade. Hoje minhas mensalidades de abatimento do financiamento são pagas mês a mês sem "doer" tanto no bolso, mas consomem 10% de todo o faturamento mensal."

#4: Remuneração dos médicos por especialidade e o mercado médico no Brasil

Leia, na íntegra, aqui. 

"O Relatório do Medscape de 2013 revela que em geral, a renda do médico norte-americano tem aumentado, e a reforma da saúde nos EUA tem feito um impacto definitivo sobre a prática médica, apesar de ainda haver frustração em algumas áreas. O relatório também revela o número de horas trabalhadas por cada especialidade, as mudanças no exercício da medicina e a satisfação do médico com a sua remuneração e prática."

#5: Por que as pessoas chamam o médico de doutor?

Leia, na íntegra, aqui.

"Há uma certa discussão equivocada a respeito do uso da palavra doutor em frente aos nomes de médicos e advogados. Na internet, vez por outra, aparecem críticas ferrenhas aos médicos por causa desse "benefício" que a classe médica possui.

Antes de ir mais a fundo nessa discussão, quero deixar claro que a minha intenção não é a de defender o uso desse tratamento, o que é preciso é que se esclareça algumas coisas a respeito disso e, primeiro de tudo, o fato de que a classe médica em geral não exige que as pessoas a tratem por esse termo. Não é obrigatório. Mas por que as pessoas chamam o médico de doutor?"

#6: Semiologia médica: glossário de termos médicos para estudantes de medicina

Leia, na íntegra, aqui.

"Costumava dizer para meus estudantes de medicina da Semiologia Geral que a propedêutica e a semiologia são um outro idioma devido à esta frase. E de fato ela é muito verdadeira. Após muito procurar na net, não consegui achar um bom glossário de termos médicos e seus significados disponível para encaminhar a meus alunos da Semiologia Médica."

#7: Medicina: a venda de um sonho

Leia, na íntegra, aqui.

"De todas as formas de se vender um serviço ou um produto a mais sedutora é a venda do sonho. Existem no nosso país milhares de jovens que sonham ser médicos. Grande parte desses, movidos por sentimentos altruístas de ajudar o próximo e melhorar a saúde das pessoas, e também de forma concomitante por sentimentos de ordem socioeconômica, como, certo status profissional, ganhos financeiros futuros e empregabilidade.

Sabemos que não há vagas nas nossas universidades (sejam públicas ou particulares) para todos que desejam optar por essa carreira e desta forma existe um mercado de alunos em potencial gigantesco o que gera uma especulação grande do mercado de ensino."

#8: Os 10 melhores países para médicos ganharem dinheiro

Leia, na íntegra, aqui. 

"Os dados a seguir são da Organização Mundial do trabalho e mostram os países em que há maior compensação para o médico. Obviamente o Brasil não entra nem na lista, pois a média de remuneração do médico não especialista no Brasil é de 24.300 dólares ao ano (dólar a 4,13 reais, em 29/08/2018).

Comparativamente, somos muito melhores pagos que nossos demais conterrâneos brasileiros, que possuem média salarial de 3.542,28 dólares ao ano. Este dado demonstra que os médicos ganham em média 6,86 vezes o valor que ganha um cidadão comum brasileiro."

#9: Por que ser médico se transformou em uma das profissões mais miseráveis?

Leia, na íntegra, aqui.

"Nove em cada 10 médicos desencorajam outras pessoas para seguirem a profissão, e 300 médicos cometem suicídio todos os anos.

Quando que ser médico ficou tão ruim? Até o fim do ano é esperado que 300 médicos cometam suicídio [nos EUA]. Enquanto sabemos que a depressão entre médicos não é algo novo (há alguns anos, foi eleita a segunda ocupação com mais suicidas), o nível da pura infelicidade entre os médicos está em ascensão."

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você