Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vírus mais abundante em humanos pode ser usado como biomarcador na Covid-19

Vírus mais abundante em humanos pode ser usado como biomarcador na Covid-19
Academia Médica
set. 22 - 2 min de leitura
000

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) sugerem, em um estudo publicado em 24 de agosto de 2021 no periódico PlosOne, que o torquetovírus (TTV), o vírus mais frequentemente encontrado na espécie humana, pode ser relacionado com intensidade e recuperação da Covid-19.

O TTV é um vírus de DNA de fita simples que também ocorre em outros primatas e animais domésticos e, até o presente momento, não foi associado a nenhuma doença específica. No entanto, a carga elevada deste vírus pode estar relacionada à imunossupressão, como já demonstrado em outros contextos na medicina, como em pacientes transplantados.  No estudo intitulado "Torquetenovirus in saliva: A potential biomarker for Sars-Cov-2 infection?", os pesquisadores do Laboratório de Investigação Médica em Virologia do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT-USP) compararam amostras salivares de 91 pacientes com infecção por Sars-Cov-2 confirmada por RT-PCR com amostras de 126 pessoas com síndrome gripal com teste negativo para Covid-19. Todos os pacientes incluídos tiveram quadros leves ou moderados da doença, e nenhum possuía doenças que causam imunossupressão, como câncer ou AIDS.

Os autores do estudo relataram que títulos maiores de TTV foram observados nos pacientes infetados - quanto maior a carga viral salivar, mais longo foi o tempo em que eles permaneceram doentes. Além disso, a queda da carga viral do torquetovírus foi acompanhada por uma redução dos sintomas de forma estatisticamente significativa. Os pesquisadores concluem que a infecção pelo Sars-Cov-2 gera certo grau de imunossupressão devido a um desequilíbrio imunológico que pode favorecer a replicação de outros patógenos no organismo infectado. Além disso, eles sugerem que ainda não há aplicação clínica direta para estes resultados, mas que estes podem aprimorar, no futuro, o estabelecimento do diagnóstico e prognóstico da Covid-19.

 

Referências:

Mendes-Correa MC, Tozetto-Mendoza TR, Freire WS, Paiao HGO, Ferraz ABC, Mamana AC, Ferreira NE, de Paula AV, Felix AC, Romano CM, Braz-Silva PH, Leal FE, Grespan RMZ, Sabino EC, Costa SF, Witkin SS. Torquetenovirus in saliva: A potential biomarker for SARS-CoV-2 infection? PLoS One. 2021 Aug 24;16(8):e0256357. doi: 10.1371/journal.pone.0256357. PMID: 34428230; PMCID: PMC8384193.

 

Artigos Relacionados:


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você