Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dia do Médico

Dia do Médico
Denis Kobayashi
out. 18 - 2 min de leitura
000

 

Lembrando que Medicina não é sacerdócio, é business. Não é seara para adivinhadores, e sim para cientistas. Não há espaço para “eu acho” ou “em minha experiência”, apenas para a Medicina Baseada em Evidências. E médico não é padre que não tem patrimônio nem família, é acima de tudo um corajoso profissional liberal, empreendedor, empresário, que tem de enfrentar um leão por dia, e não é qualquer leão! Trata-se de uma quimera constituída por políticas estatais hostis, imprensa carniceira, operadoras de planos de saúde escravizadoras, judiciário paternalista e pacientes cada vez mais clientes e exigentes. Somemos a isso a conjuntura criada propositadamente de abertura indiscriminada de escolas médicas e uma inundação de colegas formados com qualidade sofrível e preparo insuficiente para exercer com segurança este ofício tão complexo e bonito. 

Acabou a Era da “Medicina por paixão” e “Amor que não se MED”. Apenas formação técnica boa e relação médico-paciente saudável são insuficientes para sermos bons médicos. Ou nos preparamos para este novo cenário, ou nos tornaremos obsoletos e dispensáveis, facilmente substituídos por tecnólogos em Medicina ou Tecnologias em Saúde. Estude TI e absorva as novas tecnologias, estude Direito e se prepare para litígios judiciais, faça mais uma faculdade, seja o perfil profissional T, seja multidisciplinar, faça um MBA, seja gestor, gere valor para o cliente e em toda a cadeia produtiva. Tomemos as rédeas da gestão da saúde brasileira ou nos perpetuaremos na condição de mero “sal” no sentido cirocrático da palavra.

Bem-vindos à Era da Medicina de precisão, da patologia molecular, de tratamentos customizados, de especialidades médicas convergentes, do big data em Saúde, da inteligência artificial mais inteligente que toda a humanidade junta, clientes com Dr. Google no bolso, mídias sociais destruidoras, fake news, inflação médica galopante, recursos escassos, finitos e progressivamente insuficientes, mercado hostil, um Oceano Vermelho, mercantilizada, contratualizada, e altamente judicializada!

Ah! Essa Era Médica pós-moderna...

Bom dia e feliz dia do Médico a todos vocês, colegas!

Denis Kobayashi, MD, MBA

Artigos relacionados


Publique na Academia Médica! Clique aqui e saiba como


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você