Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Gestão da Qualidade em Saúde: faça-me três perguntas — ferramenta para segurança do paciente #7

Gestão da Qualidade em Saúde: faça-me três perguntas — ferramenta para segurança do paciente #7
Lilian Galligani
mar. 30 - 3 min de leitura
000

 

Olá, sou Lilian  Galligani, Analista em Processos e Projetos, e quero compartilhar, aqui na Academia Médica, um pouco sobre meu trabalho na série Gestão da Qualidade em Saúde.


Um dos objetivos da Segurança do Paciente é fazer com que  pacientes e familiares vejam que possuem um papel importante na prevenção de eventos adversos e devem ser incluídos com participação ativa em sua assistência. Suas perguntas e comentários geralmente são uma boa fonte de informações sobre riscos e erros potenciais, e questões de segurança. 

Neste contexto, a National Patient Safety Foundation (Agência Nacional de Segurança do Paciente) elaborou um material educacional contendo a ferramenta Ask Me 3(Faça-me 3 perguntas), posteriormente traduzido pelo Hospital Moinhos de Vento através do Projeto PROADI-SUS “Saúde em Nossas Mãos”. As perguntas são:

  1. Qual o meu problema?

  2. O que eu devo fazer?

  3. Por que é importante que eu faça isso?

O objetivo de colocar os questionamentos em prática é estimular a conversa entre o paciente com um médico (a), enfermeiro (a) ou qualquer outro profissional envolvido em sua assistência.

Leia também: Não é sobre Prescrever e sim, Orientar! A importância da relação médico-paciente

Ao colocar a ferramenta em prática, é muito importante que o paciente sinta-se à vontade para perguntar novamente caso não tenha entendido alguma coisa. Do contrário, ele não desenvolve confiança no profissional que o atende e se sente impelido a procurar mais informações na internet que muitas vezes são falsas ou sensacionalistas. Isso pode dificultar que este paciente venha a aderir o tratamento ou realizar algum exame. 

Por fim, o paciente deve entender qual a importância de um exame ou determinado tratamento. Isso faz com que ele leve com mais seriedade as situações e até mesmo traga mais informações para tomada de decisões. Fica aqui minha dica de ferramenta para apresentar aos seus pacientes. 

O que você achou da ASk me3? Fique à vontade para deixar sugestões, perguntas, críticas e elogios nos comentários!


Artigos relacionados

Gestão da Qualidade em Saúde: o escritório #1

Gestão da Qualidade em Saúde: Descarte domiciliar de medicamentos "Você orienta os pacientes?" #2

Gestão da Qualidade em Saúde: CNES #3

 Gestão da Qualidade em Saúde: Lei Geral de Proteção de Dados e a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) #4

• Gestão da Qualidade em Saúde: Núcleo de Segurança do Paciente #5

Gestão da Qualidade em Saúde: 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente #6


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade com mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você