Com o intuito de aumentar o número de pessoas imunizadas contra a varíola dos macacos (Monkeypox) no país, autoridades de saúde dos Estados Unidos anunciaram, na última terça-feira (09), que vão ampliar a oferta da vacina contra a doença em doses menores.
Citando pesquisas que sugerem que a quantidade reduzida do imunizante – chamado Jynneos - é tão eficaz no combate à enfermidade quanto à quantidade total, o governo norte-americano deve passar a ofertar às pessoas apenas um quinto da dose usual. A vacina deve ser administrada logo abaixo da pele (não em tecidos mais profundos), em duas etapas, com espaçamento de quatro semanas entre uma e outra.
“É seguro, eficaz e aumentará significativamente o volume de doses de vacina disponíveis para comunidades em todo o país”, disse o coordenador de resposta à varíola dos macacos da Casa Branca, Robert Fenton, em entrevista à imprensa.
Segundo autoridades federais, os Estados Unidos têm entre 1,6 milhão e 1,7 milhão de pessoas tidas como de maior risco para a varíola dos macacos. Entre elas, estão principalmente homens com HIV ou homens com maior risco de contrair a doença. Para vacinar todos, seriam necessárias cerca de 3,2 milhões de imunizantes. A política recém-anunciada aumenta de 440 mil doses completas de vacinas disponíveis no país para cerca de 2 milhões de doses menores.
O presidente Joe Biden declarou, na última semana, a varíola dos macacos como emergência de saúde pública. Cerca de 8.900 pessoas já foram infectadas no país.
Com informações de Food and Drug Administration (FDA).
Para saber mais sobre a varíola dos macacos, siga a Academia Médica nas Redes Sociais e assista ao Troca de Plantão do último dia (28):
Ouça também nos tocadores:
Leia também:
Brasil irá receber o antiviral Tecovirimat para tratamento da varíola dos macacos
OMS emite alerta sobre doações de sangue por pessoas infectadas pela varíola dos macacos
Governo orienta equipes de saúde sobre atendimento primário a casos de varíola dos macacos
Varíola dos macacos - genética e mutações
Pesquisadores acreditam que sêmen pode ser veículo para infecção por varíola dos macacos
Varíola dos macacos está evoluindo de forma mais rápida do que o esperado
Pesquisadores tentam entender aspectos sexuais da disseminação da varíola dos macacos