Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Respiração associada aos ritmos cerebrais. Forma de inspirar e expirar pode afetar a saúde mental

Respiração associada aos ritmos cerebrais. Forma de inspirar e expirar pode afetar a saúde mental
Academia Médica
fev. 13 - 2 min de leitura
000

“Respire fundo”. Isso é o que geralmente ouvimos quando estamos estressados, cansados ou diante da tomada de uma decisão importante. Muitas práticas, como a yoga e a meditação, utilizam a respiração consciente como forma de acalmar a mente e trabalhar a concentração, mantendo os praticantes no momento presente e gerando bem-estar. Em grande parte dos esportes, a respiração dos atletas também é treinada com o objetivo de conquistar um melhor desempenho.

Desta forma, a respiração é mais do que algo que os seres vivos fazem apenas para se manter com vida. Analisando resultados de estudos com imagens do cérebro de roedores, macacos e humanos, pesquisadores do Departamento de Medicina Clínica da Universidade de Aarhus concluíram que os ritmos cerebrais estão intimamente ligados ao ritmo da respiração.

O ato de respirar pode afetar a saúde mental. Ele impacta nas emoções, atenção e na forma de processamento do que ocorre no mundo exterior. Segundo a pesquisa, compreender como a respiração molda o cérebro e por consequência o humor, os pensamentos e comportamentos pode ajudar na prevenção e tratamento de problemas como a depressão, o estresse e a ansiedade. Alinhar os ritmos do cérebro e do corpo, ao invés de tratá-los isoladamente, pode ser uma forma de abordagem cada vez mais comum entre os psiquiatras do presente e do futuro. 

O estudo sugere que existem três vias no cérebro que controlam a interação entre a respiração e a atividade cerebral. Além disso, propões que o padrão de respiração dos seres vivos torna os neurônios mais propensos a disparar durante certos momentos do inspirar e expirar.

Em pesquisas futuras, os cientistas querem explorar como diferentes medicamentos e fatores de estilo de vida (como estresse, sono e atividades físicas) influenciam a interação cérebro-respiratória.

Referência:

Micah Allen et al, Respiratory rhythms of the predictive mind, Psychological Review (2022). DOI: 10.1037/rev0000391

Leia também:



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você