[ editar artigo]

Telemedicina: a disrupção desencadeada pela pandemia

Telemedicina: a disrupção desencadeada pela pandemia

A pandemia provocou grandes mudanças e avanços na telemedicina. Com a sua chegada, o setor da saúde sofreu muito com os impactos e teve a necessidade de acelerar a saúde digital para conseguir atender as demandas causadas pelo vírus. 

Muitos profissionais ainda se encontram resistentes quanto a eficácia dos métodos empregados na telemedicina, como também o desconhecimento por parte da população. E você, está preparado para enfrentar essa transformação?

Conheça os desafios da telemedicina na pandemia em 2020

Vamos abordar alguns dos desafios enfrentados na área da saúde — tal como a regulamentação e implantação da telemedicina nesse novo cenário. 

Realmente foi uma mudança muito grande para o setor, pois não eram todos os médicos e profissionais da saúde que estavam preparados para atender pacientes através da telemedicina

Médicos que trabalharam a vida toda realizando as consultas de forma presencial precisaram se adaptar de forma rápida e eficaz para conseguir atender seus pacientes com qualidade, foi um momento de muito estudo e reflexão.

O setor público e privado tiveram as mesmas dificuldades nesse momento de adaptação pois o modelo padrão de medicina mudou e não deu tempo para preparar uma estratégia direcionada para isso.

Além da parte tecnológica, o se adaptar à nova rotina também não foi algo fácil. Dependendo da  forma de atuação no consultório a adaptação foi mais rápida ou complicada. 

Então o que mudou? 

A disrupção causada pela pandemia começa com a medida de prevenção do isolamento social solicitada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em razão de evitar a contração do vírus — na qual  uma nova forma de vivenciar o mundo começou e a transformação da telemedicina na era digital ficou mais evidente.  

Com os avanços tecnológicos da telessaúde, alguns países já permitem consultas por vídeos, por exemplo. Contamos também com a aplicação da telemedicina para utilização de sistemas de triagem à distância e orientações baseadas em softwares inteligentes. 

Esses recursos têm mostrado que a telemedicina é extremamente útil para manter os doentes fora dos hospitais e evitar a sobrecarga do serviço de saúde

Outra transformação importante é o uso da tecnologia digital para fornecer informações precisas, atualizar casos em tempo real, ajudando a não circulação de mensagens falsas (fake news), e atendendo às dúvidas dos usuários. 

Com a regulamentação do uso da telemedicina no país, houve a capacidade na área da saúde de se reinventar em tempo recorde, expandindo as medidas práticas dos profissionais pela internet e virtualizando a medicina através dos recursos tecnológicos.

É importante ressaltar que nessa evolução, a área da saúde tem contado com suportes virtuais para combater a pandemia Covid-19, como o aplicativo Coronavírus (SUS) que oferece apoio gratuito, com o atendimento de médicos e enfermeiros e o monitoramento da evolução da saúde dos pacientes.

Tudo isso tem mostrado que a medicina pode ser mediada pela tecnologia, mesmo na área da saúde, que o contato dos médicos com o paciente é essencial, e ainda sim, pode constituir um indicador positivo de entrega e valor.

Conclusão

A pandemia trouxe uma transformação nos modelos de saúde e nos avanços tecnológicos da telemedicina.  As dificuldades para enfrentar os desafios globais, no entanto, nos fazem questionar relevantes paradigmas: como capacitar a telemedicina atualmente e como introduzir esse avanço no cenário pós pandemia.

 

Se interessou em complementar sua formação na telemedicina? Então clique aqui e acesse nosso curso sobre telemedicina que a Academia Médica preparou para você.

 

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você