[ editar artigo]

A leitura como fonte de conhecimento e prazer para um enfermeiro - Relato de uma experiência

A leitura como fonte de conhecimento e prazer para um enfermeiro - Relato de uma experiência

Em tempos de pandemia (COVID-19), ser um enfermeiro que atua nos serviços de urgência e emergência (SAMU) e (GRAU), às vezes 24h ou 36 horas de dedicação total, não deve ser fácil. Diante de uma realidade que engloba um cenário em nível global, com altíssimo aumento da demanda de atendimento de ocorrências. Situações que favorecem o surgimento do estresse devido às jornadas de trabalho exaustivas. O que fazer para auxiliar a amenizar essa exaustão?

O objetivo desse relato é descrever a experiência de leitura de um enfermeiro, autor e leitor da Academia Médica, José Luís Pezzuol, que atua há mais de trinta e cinco anos prestando serviços de urgência e emergência (SAMU) , (GRAU- S.P) (HOSPÍTAIS PRONTO SOCORRO e UTI). O gosto pela leitura, o amor e a dedicação pela profissão são alguns argumentos que superam muito de seus desafios, no adquirir conhecimentos e provocar opiniões diversas sobre questões sociais, cognitivas e emocionais que enfrenta no dia a dia.

Em seu depoimento podemos destacar que o gosto pela leitura vem de longas datas, o livro sempre fez parte de sua vida. José relata que na infância leu toda a coleção de Monteiro Lobato, cresceu e conviveu com uma biblioteca vasta e ampla na casa onde nasceu e cresceu com seus pais.

Em sua casa, procura criar um canto para leitura junto de uma cadeira de balanço antiga que foi de seus avós, hora ele mescla seu momento de leitura na cadeira de balanço ou em uma rede encantadora. Possui uma sacolinha especial para levar seus livros em sua motocicleta, uma Classic 500. Estratégias que fortalecem e otimizam ainda mais o prazer pela leitura.

Nosso enfermeiro, personagem desse relato, conta que consegue ler de cinco a seis livros de uma vez. E sempre ouve de seus amigos de trabalho: “que estudioso, que dedicação”, acaba sendo exemplo e inspiração para fortalecer novos leitores.

A leitura para esse profissional se torna um hábito essencial. É por  meio da leitura que ele possui momentos de reflexões, de debates sobre temas pertinentes a profissão ou temas variados e interessantes com as pessoas ao seu redor. É um leitor de rabiscos e adora fazer anotações em seus livros e prefere o livro físico do que o virtual.

 

Benefícios da leitura

De acordo com a professora e escritora Lucília do Carmo Garcez, doutora em linguística aplicada, a leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. “É como se fosse uma expansão do cérebro”, diz. Ela faz uma comparação com o aprendizado audiovisual, no qual a pessoa age de forma mais passiva. “Na leitura, é preciso ativar diversas camadas de reflexão para compreender.” (MEC, 2016)

Mas, infelizmente temos um cenário muito triste sobre leitores no Brasil, a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural em 2019 - a única pesquisa em âmbito nacional que tem por objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro - informa em seus resultados que: “O Brasil perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores”. 

Assim, vimos a paixão pelo habito de leitura de um enfermeiro que faz dos livros uma ferramenta fundamental em sua formação para seu desenvolvimento pessoal e profissional.  Que esse relato possa servir como fonte de inspiração e motivação para muitos. Para que possamos fazer da leitura um bem maior para nosso cérebro e aumentar o índice de leitores em nosso país.

 

Indicações de livros do Enfermeiro José Luís Pezzuol

Abaixo você confere a lista de livros lidas e indicadas pelo Enfermeiro José Luís Pezzuol, que colaborou com esse relato. Indicamos também a leitura do artigo "Como um ouvido muda um destino" escrito pelo nosso personagens deste texto.  

 

Medicina de Emergência - Abordagem Prática

"Totalmente atualizado de acordo com a mais nova literatura científica, o livro Medicina de Emergência conta com um capítulo abordando a grande pandemia de COVID-19 causada pelo coronavírus SARS-COV-2. Explicações claras e didáticas sobre a fisiopatologia das doenças. Algoritmos de decisão clínica. Procedimentos descritos detalhadamente. Discussão da conduta levando em conta riscos e benefícios".       

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

 

A Arte da Felicidade: Um Manual Para a Vida

“Baseado em 2.500 anos de meditações budistas mescladas com uma dose saudável de bom senso, A arte da felicidade é um livro que atravessa as fronteiras das tradições para ajudar os leitores a superar as dificuldades comuns a todos os seres humanos. O Dalai-Lama mostra como derrotar a ansiedade, a insegurança, a contrariedade e o desânimo do dia-a-dia”.

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

 

O Caminho da Servidão

"Provavelmente, O Caminho da Servidão seja o trabalho mais conhecido do professor Hayek. Foi publicado pela primeira vez em 1944, traduzido em doze idiomas, tornando o seu autor mundialmente famoso. Esta obra mostra que o planejamento econômico ainda é não apenas assunto de interesse acadêmico mas também objeto de estudo e de interesse público e governamental."

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

 

Subliminar: Como o inconsciente influencia nossas vidas

"No livro Subliminar, Leonard Mlodinow, autor do best-seller O andar do bêbado, investiga, de forma divertida e brilhante, como o inconsciente modela nosso comportamento e determina nossas decisões e juízos sobre o mundo, as pessoas, as coisas. Um livro que vai mudar a sua vida."   

Clique aqui para saber mais sobre o livro. 

 

A morte é um dia que vale a pena viver 

  "Um livro que propõe um novo olhar para a vida.  Em A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Claudia tem a coragem de lidar com um tema que é ainda um tabu. Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura. Após toda a luta, agora os Cuidados Paliativos têm status de política pública, recebendo do Estado a atenção que ela sempre sonhou."

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

 

A lógica do cisne negro

"Na obra A lógica do cisne negro, Taleb oferece ferramentas que nos permitem lidar com os cisnes negros e tirar proveito deles. Com análises que transitam em áreas aparentemente distintas - teoria das probabilidades, negócios, ciências cognitivas etc. A estes acontecimentos imprevisíveis o autor dá o nome de Cisne Negro (animal que se considerava inexistente até ser visto, pela primeira vez, inesperadamente, na Austrália, no século XVII)."

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

 

Estilo emocional do cérebro

 "Após mais de 30 anos de pesquisas, o neurocientista Richard J. Davidson, autor do livro O estilo emocional do cérebro, resolveu se dedicar ao estudo pioneiro dos mecanismos misteriosos que estão por trás das emoções e examinar o modo como elas influenciam as funções cerebrais."

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

 

A Busca

"Uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto, Daniel Yergin demonstra que a questão energética é o motor de transformações políticas e econômicas globais da atualidade. A Busca é um relato arrebatador sobre um problema que afeta o mundo contemporâneo: onde encontrar a energia que tanto necessitamos."

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

 

21 Lições para o século 21

"Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos? Esses são alguns dos temas abordados pelo livro 21 lições para o século 21."

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

 

Sapiens - Uma breve história da humanidade

 "O planeta Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Numa fração ínfima desse tempo, uma espécie entre incontáveis outras o dominou: nós, humanos. Somos os animais mais evoluídos e mais destrutivos que jamais viveram. Sapiens é a obra-prima de Yuval Noah Harari e o consagrou como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade. "

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

 

Homo Deus - Uma breve história do amanhã

                                       

"A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, o livro Homo Deus combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui."

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

 

Artigos relacionados

 

Referências

MIINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pesquisas científicas comprovam que o hábito de ler promove o desenvolvimento do cérebro. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/40291-estudos-comprovam-que-o-habito-de-ler-traz-beneficios-ao-cerebro Acesso em: 03 de fev.2022.

Pro Livros. 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil. Disponível em https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/

                                                                                                   

Livraria Médica

Academia Médica
Maria de Lourdes  de Moraes Pezzuol
Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol Seguir

É professora do AEE para alunos com autismo na rede pública de S.P, licenciada em Educação Física, mestrado em Educação, especialista em autismo, neuropsicopedagogia, psicomotricidade, ABA e brinquedista pela ABBri e gestora de uma Ecobrinquedoteca

Ler conteúdo completo
Indicados para você