Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
CardiologiaVOLTAR

Hipotensão ortostática induzida por medicamentos

Hipotensão ortostática induzida por medicamentos
Academia Médica
nov. 18 - 3 min de leitura
000

A hipotensão ortostática (HO) é causada por uma redução súbita da pressão arterial sistêmica ao ficar de pé que resulta em baixa perfusão sanguínea cerebral que é associada à quedas, AVCs, declínio cognitivo e aumento da mortalidade. É um efeito adverso comum de cerca de 250 medicações.

Pensando nisso um grupo de pesquisadores realizou uma revisão sistemática com meta-análise de ensaios clínicos randomizados (RCTs) comparando um medicamento ao placebo, foram incluídos 69 ensaios com 27.079 participantes, para avaliar a extensão em que medicamentos específicos estão associados com a HO.

E o que foi encontrado?

Em comparação com o placebo, os beta-bloqueadores e os antidepressivos tricíclicos foram associados a maiores chances de HO. Já os alfa-bloqueadores, antipsicóticos e inibidores de SGLT-2 foram associados ao dobro de chance de ocorrer HO, em comparação com o placebo. Não houve diferença estatisticamente significativa nas chances de hipotensão ortostática com vasodilatadores (CCBs, inibidores da ECA / ARBs, SSRIs), em comparação com o placebo. 

Essas drogas que são amplamente prescritas para doenças comuns, incluindo sintomas do trato urinário inferior, condições de saúde mental, dor e insônia, estão associadas a um risco significativamente aumentado de hipotensão ortostática. Medidas como a prescrição de medicações alternativas, tratamentos mais curtos e verificações da PA postural devem ser considerados para controle e manejo desse risco. A relação entre anti-hipertensivos e antidiabéticos e hipotensão ortostática é mais complexa.

Drogas que causam inibição do sistema simpático foram associadas a chances significativamente maiores de HO, enquanto a maioria dos vasodilatadores foram associados a pequenas diferenças não significativas nas chances de hipotensão, em comparação com o placebo. Drogas direcionadas a várias partes da via reflexa da pressão arterial ortostática (PA) (por exemplo, inibição simpática, vasodilatação, efeitos cardioinibitórios) podem apresentar risco cumulativo, sugerindo que indivíduos com polifarmácia podem se beneficiar do monitoramento da PA postural.

Artigos relacionados


Quer escrever? Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

Bhanu C, Nimmons D, Petersen I, Orlu M, Davis D, Hussain H, Magammanage S, Walters K. Drug-induced orthostatic hypotension: A systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. PLoS medicine. 2021 Nov 9;18(11):e1003821.

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral

Participe do grupo Cardiologia e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você