Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quer proteger a saúde do seu coração? Então durma mais!

Quer proteger a saúde do seu coração? Então durma mais!
Academia Médica
jul. 11 - 8 min de leitura
000

 

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e estão relacionadas com muitos fatores, como hipertensão, diabetes, obesidade e sedentarismo. Diversos estudos nas últimas décadas indicam que mais de 80% de todos os eventos cardiovasculares podem ser evitados por estilo de vida saudável e gerenciamento dos fatores de risco cardiovascular conhecidos.

Trazemos neste artigo a atualização do guia da American Heart Association (AHA) para a saúde cardiovascular, publicada em 29 de junho de 2022 no jornal Circulation (Life's Essential 8—Updating and Enhancing the American Heart Association's Construct on Cardiovascular Health), que até então englobava somente 7 aspectos, trouxe o sono como um componente essencial para a saúde ideal do coração e do cérebro.

Outras novidades para as medidas de saúde cardiovascular ideal incluem um novo guia para avaliar a dieta; contabilização da exposição ao fumo passivo e a prática de vaping; a recomendação de uso do colesterol não-HDL em vez de colesterol total; e a expansão da medida de glicemia para incluir hemoglobina A1c, uma medida chave para avaliar o risco de diabetes tipo 2.

Life’s Essential 8 includes the 8 components of cardiovascular health: healthy diet, participation in physical activity, avoidance of nicotine, healthy sleep, healthy weight, and healthy levels of blood lipids, blood glucose, and blood pressure.Life's Essential 8 inclui os 8 componentes da saúde cardiovascular: dieta saudável, participação em atividade física, evitar a nicotina, sono saudável, peso saudável e níveis saudáveis ​​de lipídios no sangue, glicose no sangue e pressão arterial. Fonte: Lloyd-Jones et al, 2022.

A Associação definiu pela primeira vez as 7 métricas para a saúde cardiovascular em 2010 para identificar os comportamentos de saúde específicos e os fatores de saúde que impulsionam a saúde ideal do coração e do cérebro. O Life's Simple 7™ serviu como uma ferramenta comprovada e poderosa para entender como alcançar um envelhecimento saudável e maneiras de melhorar a saúde cardiovascular ao mesmo tempo em que diminui os riscos de desenvolver doenças cardíacas e derrames, bem como câncer, demência e muitas outras doenças crônicas.

Após 12 anos e mais de 2.400 artigos científicos sobre o tema, novas descobertas na saúde do coração e do cérebro e nas formas de mensuração da saúde cardiovascular proporcionaram uma oportunidade de revisitar cada componente da saúde com mais detalhes. Quatro das métricas originais foram redefinidas para consistência com diretrizes clínicas mais recentes ou compatibilidade com novas ferramentas de medição. Além disso, o sistema de pontuação agora pode ser aplicado a qualquer pessoa com 2 anos ou mais.

Os componentes do Life's Essential 8™ da saúde cardiovascular ideal são divididos em duas áreas principais – comportamentos de saúde e fatores de saúde. Os comportamentos de saúde incluem dieta, atividade física, exposição à nicotina e sono. Fatores de saúde são índice de massa corporal, níveis de colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial. 

O Life's Essential 8™ inclui:

  1. Alimentação (atualizado): Um novo guia para avaliar a qualidade da dieta para adultos e crianças em nível individual (para cuidados de saúde individuais e aconselhamento dietético) e em nível populacional (para fins de pesquisa e saúde pública).
    • No nível populacional, a avaliação dietética é baseada na ingestão diária de elementos do padrão alimentar Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH). A pontuação da dieta no estilo DASH tem oito componentes: alta ingestão de frutas, vegetais, nozes e legumes, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e baixa ingestão de sódio, carnes vermelhas e processadas e bebidas açucaradas.
    • Para os indivíduos, o padrão alimentar mediterrâneo para americanos (MEPA) é usado para avaliar e monitorar a saúde cardiovascular. O MEPA é um padrão alimentar no estilo DASH que pode ser medido com 16 perguntas sim ou não sobre a frequência semanal de ingestão de azeite, vegetais, frutas vermelhas, carne, peixe, laticínios, grãos, etc. bebidas adoçadas com açúcar, então os médicos são encorajados a perguntar no momento da avaliação.
  2. Atividade física (sem alterações): O nível ideal de atividade física é 150 minutos de atividade física moderada ou mais por semana ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa para adultos; 420 minutos ou mais por semana para crianças de 6 anos ou mais; e modificações específicas da idade para crianças mais novas.
  3. Exposição à nicotina (atualizado): O uso de sistemas de entrega de nicotina inalada, que inclui cigarros eletrônicos ou dispositivos vaping, foi adicionado nesta versão, pois a métrica anterior monitorava apenas os cigarros combustíveis tradicionais. Isso reflete o uso por adultos e jovens e suas implicações na saúde a longo prazo. 
  4. Duração do sono (novo): A duração do sono está associada à saúde cardiovascular. Medido pela média de horas de sono por noite, o nível ideal é de 7 a 9 horas diárias para adultos. Os intervalos de sono diário ideais para crianças são de 10 a 16 horas por 24 horas para crianças de 5 anos ou menos; 9-12 horas para idades de 6-12 anos; e 8-10 horas para idades de 13-18 anos.
  5. Índice de massa corporal (sem alterações): A AHA reconhece que o índice de massa corporal (IMC) é uma métrica imperfeita, mas facilmente calculada e amplamente disponível; portanto, o IMC continua como um indicador razoável para avaliar as categorias de peso que podem levar a problemas de saúde. O IMC de 18,5 a 24,9 está associado aos mais altos níveis de saúde cardiovascular. O grupo de redação observa que as faixas de IMC e os riscos de saúde subsequentes associados a elas podem diferir entre pessoas de diversas origens raciais ou étnicas ou ascendência. Isso está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para ajustar os intervalos de IMC para pessoas de ascendência asiática ou das ilhas do Pacífico, porque evidências recentes indicam que o risco de doenças como DCV ou diabetes tipo 2 é maior mesmo em um IMC mais baixo.
  6. Lipídios séricos (atualizado): A métrica para lipídios do sangue (colesterol e triglicerídeos) é atualizada para usar o colesterol não-HDL como o número preferencial para monitorar, em vez do colesterol total. Essa mudança foi feita porque o colesterol não HDL pode ser medido sem jejum prévio (aumentando assim sua disponibilidade a qualquer hora do dia e implementação em mais consultas) e calculado de forma confiável entre todas as pessoas.
  7. Glicemia (atualizada): Essa métrica é expandida para incluir a opção de leituras de hemoglobina A1c ou níveis de glicose no sangue para pessoas com ou sem diabetes tipo 1 ou tipo 2 ou pré-diabetes.
  8. Pressão arterial (sem alterações): os critérios de pressão arterial permanecem inalterados em relação às diretrizes de 2017 da Associação que estabeleceram níveis inferiores a 120/80 mm Hg como ideais e hipertensão definida como pressão sistólica de 130-139 mmHg ou pressão diastólica de 80-89 mmHg.

 

O grupo de redação da associação também revisou dados sobre os impactos do estresse, saúde mental e determinantes sociais da saúde, como acesso à saúde, renda ou nível de educação e racismo estrutural , que são fundamentais para entender os fundamentos da saúde, principalmente entre pessoas de diversas populações raciais e étnicas.

 

Artigos relacionados:

Referências:

Donald M. Lloyd-Jones, Norrina B. Allen, Cheryl A.M. Anderson, Terrie Black, LaPrincess C. Brewer, Randi E. Foraker, Michael A. Grandner, Helen Lavretsky, Amanda Marma Perak, Garima Sharma, Wayne Rosamond. Life’s Essential 8: Updating and Enhancing the American Heart Association’s Construct of Cardiovascular Health: A Presidential Advisory From the American Heart Association. Circulation, ;0:10. 29 Jun 2022. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000001078 Disponível em https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIR.0000000000001078


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você